Folha de S. Paulo


10 curiosidades sobre o cultivo e o consumo da mandioca

Saudada pela presidente Dilma Rousseff como "uma das maiores conquistas do Brasil", a mandioca já viveu momentos melhores.

Dilma fez referência ao alimento (que remonta às raízes indígenas do país) na abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Brasília. De improviso, tentou explicar a importância dessa herança, mas a frase não foi clara e o vídeo com seu discurso "pró-mandioca" viralizou nas redes sociais.

"Temos a mandioca e aqui nós estamos e, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil", disse.

O preço da raiz e de seus derivados despencou, no entanto, por causa de uma safra recorde no início deste ano, o que desencadeou uma crise entre os produtores.

Veja abaixo curiosidades sobre a raiz:

Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
Mandioca em barraca da Festa do Doce & Queijo, em Monteiro Lobato, SP
Mandioca em barraca da Festa do Doce & Queijo, em Monteiro Lobato, SP

1- Uma raiz, 17 apelidos

Aipi, aipim, castelinha, ipim, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, mucamba, pão-de-pobre, tapioca, uaipi. Essas são todas as variantes listadas pelo dicionário Houaiss para a mandioca.

"Mandioca" origina-se do termo tupi mãdi'og, mandi-ó ou mani-oca, que significa "casa de Mani", sendo Mani a deusa benfazeja dos guaranis que se transforma em mani-oca. "Aipim" origina-se do termo tupi ai'pi. "Maniva", nome também dado ao caule da mandioca, origina-se do termo tupi mani'iwa.

2 - Nome oficial: Manihot esculenta

Na classificação científica, a mandioca pertence ao gênero Manihot, da família Euphorbiaceae; Ordem Malpighiales, classe Magnoliopsida, divisão Magnoliophyta

A mandioca é a espécie comestível mais difundida desse gênero, que possui dezenas de outras espécies

Almeida Rocha/Folhapress
Feirante oferece a raiz em barraca em fernte ao estádio do Pacaembu
Feirante oferece a raiz em barraca em fernte ao estádio do Pacaembu

3 - Doce e brava

Há mais de 300 variedades de mandioca no continente americano. A mandioca-brava (ou mandioca amarga) tem ácido cianídrico, que é venenoso se não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol.

A mandioca-doce, também chamada de aipim ou macaxeira, não precisa passar por esse tratamento térmico.

4 - Planta friorenta

A mandioca não se desenvolve bem em climas frios —temperaturas inferiores a 15ºC prejudicam o desenvolvimento da planta-, mas pode ser plantada em altitudes que variam entre o nível do mar e até 1.000 m.

O vegetal é tolerante à seca e se adapta a diferentes condições de clima e solo. Os mais adequados são os profundos (para que a raiz cresça), nem muito arenosos nem alagados.

Karime Xavier/Folhapress
Tapioca com manteiga em mesa de café da manhã do estado do Pará
Tapioca com manteiga em mesa de café da manhã do estado do Pará

5 - Sem glúten

A fécula de mandioca, que faz o polvilho e é o principal ingrediente do pão de queijo e do biscoito de polvilho, teve, no início de 2015, a maior produção em 12 anos.

A mandioca é a raiz de maior uso no país. Com alto teor energético, seus derivados são encontrados em diversos pratos.

Para fazer a farinha de tapioca, o polvilho é lavado, decantado várias vezes, secado e passado em chapa quente.

Fora do solo, a mandioca tem um potencial de deterioração alto e deve ser processada nas primeiras 24 horas para não comprometer a qualidade dos produtos.

Gustavo RothFolhapress
Producao de farinha de mandioca por ribeirinhos do interior do Pará
Producao de farinha de mandioca por ribeirinhos do interior do Pará

6 - Muita energia

Cem gramas de mandioca cozida fornecem 159 calorias. Para comparar, o mesmo peso de abóbora tem 40 calorias, de batata-doce, 143, de cenoura, 45, e de espinafre, 38. uma banana-nanica tem cerca de 90 calorias.

Veja outros dados nutricionais

  • Calorias 159
  • Lípido 0,3 g
  • Gordura saturada 0,1 g
  • Gordura poliinsaturada 0 g
  • Gordura monoinsaturada 0,1 g
  • Colesterol 0 mg
  • Sódio 14 mg
  • Potássio 271 mg
  • Carboidrato 38 g
  • Fibra dietética 1,8 g
  • Açúcar 1,7 g
  • Proteína 1,4 g
  • Vitamina A 13 IU
  • Vitamina C 20,6 mg
  • Cálcio 16 mg
  • Ferro 0,3 mg
  • Vitamina D 0 IU
  • Vitamina B6 0,1 mg
  • Vitamina B12 0 µg
  • Magnésio 21 mg
Matheus Fragata/Divulgação
Porção de mandioca frita acompanha carne-seca desfiada e abóbora
Porção de mandioca frita acompanha carne-seca desfiada e abóbora

7 - O poder da fritura

Quitute ideal para acompanhar uma cerveja gelada, a mandioca frita engorda bastante. Se 100 g da raiz cozida fornecem 195 calorias, o mesmo peso de mandioca frita chega a 352.

Além do preço baixo, eles sofrem com custo alto de produção. Por não ser automatizada, a colheita é intensiva em mão de obra.

Daniel Carvalho/Folhapress
Judite Nogueira, feirante, vende mandioca em Recife
Judite Nogueira, feirante, vende mandioca em Recife

8 - ciclo longo

O plantio da mandioca pode ser feito em qualquer época do ano, desde que haja umidade suficiente para a fixação da planta. O período de crescimento da mandioca é longo,e,dependendo da variedade, pode durar de 9 meses a 2 anos.

O custo para o produtor é de cerca de R$ 2.500 por hectare (o equivalente a um quarteirão), considerando óleo para as máquinas e o arrendamento de terras. Neste ano, o produto de uma área dessa dimensão gera cerca de R$ 3.500, valor considerado insuficiente pelos produtores, que têm perdas com desvalorização do maquinário e pagamento de juros.

Mariana Martins/Folhapress
Carro é abastecido com etanol em posto de São Paulo
Carro é abastecido com etanol em posto de São Paulo

9 - Breve, num posto perto de você

Por possuir elevada quantidade de amido, que pode ser quebrado em glicose, a raiz é promissora para a produção de etanol.

Joel Silva/Folhapress
Plantação de mandioca em Angola
Plantação de mandioca em Angola

10 - Brigando no G4

O Brasil já ocupou o segundo lugar na produção mundial de mandioca, mas nos últimos anos têm perdido posições para Tailândia e Indonéisa.

A produção brasileira oscila entre 20 milhões e 25 milhões de toneladas por ano.

O maior produtor mundial é a Nigéria, com 57 milhões de toneladas, aproximadamente.

Evaristo Sá/AFP
Dilma, no discurso em que saudou a mandioca
Dilma, no discurso em que saudou a mandioca

A saudação à mandioca feita pela presidente Dilma

"Eu acredito que é necessário que nós tenhamos muito orgulho da formação histórica deste país, para além do fato que cada povo indígena representa uma cultura especial, nós temos de ter um imenso orgulho de, na composição da nação brasileira, nós sermos uma mistura de várias etnias.

E aqui, hoje, nós estamos saudando uma delas: nós estamos saudando a etnia indígena, que trouxe para nós não só - como disse aqui, muito bem, a nossa vice-governadora, representando o governador -, o sabor dos nomes que estão em todas as nossas cidades, de fato, mas também eu queria saudar, porque nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação.

E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a dele, nós temos a mandioca.

E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho.

E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos.

Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil.


Endereço da página: