Folha de S. Paulo


Confira o próximo 'Doom' e 9 outros novos jogos de tiro

Como é de costume, a feira de games E3 (Electronic Entertainment Expo), realizada até esta quinta-feira (18) em Los Angeles, contou com vários anúncios "explosivos" de jogos de tiro de temática e formato variados.

Além de franquias bem-sucedidas que ganharam novos trailers, como "Call of Duty: Black Ops 3, novos jogos de gêneros que envolvem armas de fogo (seja com balas de chumbo, rifles a laser, choques elétricos, plasma) também figuraram desta edição do evento, o mais importante do segmento no ano.

Veja abaixo a seleção dos principais.

*

1 - "DOOM"

Considerado o precursor de todos os jogos no estilo FPS, em que o jogador vê o que seu personagem vê no mundo virtual, "Doom", lançado originalmente em 1993, ganhará a primeira sequência desde 2012 ("Doom 3 BFG").

O simples título, que é igual ao da primeira edição, substitui "Doom 4", cujo projeto foi abandonado.

Desenvolvido pela id Software para PC, PlayStation 4 e Xbox One, "Doom" terá lugar em Marte, e os inimigos são uma simpática legião que vem do inferno.

Doom

2 - "CALL OF DUTY: BLACK OPS 3"

O jogo Activision, desenvolvido pelo estúdio Treyarch, chegará primeiro para PlayStation 4, em forma de versão beta, mas tem lançamento previsto para 6 de novembro também para computador e Xbox 360.

Nesta edição, que se passa no futuro, um cenário pós-apocalíptico envolve guerras entre humanos que foram se tornando profundamente artificiais, com implantes biônicos, e a tropa de elite da qual faz parte o protagonista.

Call of Duty: Black Ops 3

3 - "FALLOUT 4"

Um dos mais esperados títulos da E3 deste ano, "Fallout" (computador, PlayStation 4, Xbox One) não é categorizado como um jogo de tiro, mas sim como um RPG. Mas seu grande número de conflitos contra mutantes, animais malignos e outros tipos de aberração que são resolvidos na bala o enquadram nesta lista.

Toda interação com outros personagens, inclusive os amigáveis, dá várias opções ao protagonista, que, segundo a desenvolvedora Bethesda, são lembradas para o resto da narrativa.

Uma das características mais lembradas pela companhia durante a apresentação foi a possibilidade de interagir com qualquer objeto do universo do game, que é aberto para explorações.

Fallout 4

4 - "HALO 5"

Nessa sequência da série proprietária da Microsoft, que a empresa faz questão de lembrar em toda oportunidade, a frente em que provavelmente há mais mudanças é o multijogador, chamado "Warzone", agora com a capacidade de suportar até 24 jogadores simultâneos, divididos por dois times, que incluem não só confronto direto, mas missões e inimigos controlados pela máquina.

É o primeiro jogo da série para o Xbox One, plataforma para a qual chegará com exclusividade em 27 de outubro. A desenvolvedora é a 343 Industries.

Halo 5

5 - "STAR WARS: BATTLEFRONT"

"Battlefront", como as publicadoras Electronic Arts e LucasArts e a desenvolvedora EA Digital Illusions decidiram intitular o game –que substituiu o projeto descontinuado de "Star Wars: Battlefront 3"– é um híbrido entre os modos FPS e tiro em terceira pessoa (em que o jogador vê todo o corpo do personagem controlado).

O cenário para as batalhas entre a Aliança Rebelde e os Stormtroopers (ambos times podem ser escolhidos, além de Darth Vader e Luke Skywalker e outros protagonistas) são os planetas do universo de "Star Wars", como Endor, Oth, Tatooine e Sullust.

Chegará dia 17 de novembro para computador, PlayStation 4 e Xbox One.

Star Wars: Battlefront

6 - "METROID PRIME: FEDERATION FORCE"

Primeiro título da série desde 2010, "Federation Force" chegará no ano que vem só para o portátil Nintendo 3DS. A sequência da série que data de 1986 tem modo campanha e multijogador, mas carece de seu protagonista clássico, Samus Aran.

Metroid Prime: Federation Force

7 - "TOM CLANCY'S THE DIVISION"

No primeiro game da série que terá universo aberto em vez de fases com restrições espaciais bem definidas, o jogador poderá usar carros, motocicletas, barcos e nadar, além de, segundo a desenvolvedora, não existir um "script" definido.

Isso significa que as missões podem ser completadas de maneira aleatória no game, de tiro em primeira pessoa, desenvolvido pela Ubisoft. Todas as decisões têm consequências que deixam marcas no histórico do jogo, diz a companhia francesa.

Chegará para computador, PlayStation 4 e Xbox One em 8 de março do ano que vem.

Tom Clancy's The Division

8 - "GEARS OF WAR: ULTIMATE EDITION"

Uma das novidades do título que chega para Xbox One no dia 25 de agosto (posteriormente também para computador) será a capacidade de transmitir ao vivo as partidas. O game terá cinco capítulos inéditos do original, e seus compradores poderão jogar também o multijogador da versão de testes de "Gears of War 4", que será lançado no ano que vem.

Gears of War: Ultimate Edition

9 - "GEARS OF WAR 4"

Na aguardada sequência da franquia, que agora pertence à Microsoft depois da aquisição da desenvolvedora original Epic Games, a guerra é contra alienígenas que, aparentemente, invadiram a Terra.

O jogo, classificado como de tiro em terceira pessoa, está programado para ser lançado só no terceiro trimestre do ano que vem, exclusivamente para Xbox One.

Gears of War 4

10 - "UNCHARTED 4: A THIEF'S END"

Atualmente o carro-chefe entre os jogos exclusivos para o PlayStation 4, "A Thief's End" conta a história de Nathan Drake, que depois de anos fora da ação une-se ao irmão, que reapareceu depois de tido como morto por muito tempo, em busca ao redor do mundo por uma colônia pirata.

O game da desenvolvedora Naughty Dog chegará no primeiro semestre do ano que vem, quase quatro anos depois do mais recente "Uncharted".

Uncharted 4: A Thief's End

O repórter viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: