Folha de S. Paulo


3 novos 'Marios' e mais 8 lançamentos de games da Nintendo; assista aos trailers

A Nintendo apresentou nesta terça-feira (16) os novos games "Mario & Luigi: Paper Jam" e "Legend of Zelda: Tri Force Heroes" para o console portátil 3DS. E também "Yoshi's Woolly World", "Mario Tennis: Ultra Smash" e "Star Fox Zero" para o console mais novo da companhia, o Wii U, lançado no Brasil em 2013.

A empresa também mencionou em sua apresentação durante a feira E3, em Los Angeles, o seu novo videogame, até agora referido como Nintendo NX, mas limitou-se a dizer que dará mais detalhes sobre ele no ano que vem.

Também tiveram espaço títulos com mais apelo infantil, como "Yo-Kai Watch" e "Animal Crossing", ambos para o videogame portátil da empresa.

Alguns dos games mostrados têm compatibilidade com os bonecos Amiibo, vendidos pela Nintendo no Japão e com capacidade de se comunicar sem o uso de fios com os videogames Wii U e 3DS. Um deles é "Skylanders SuperChargers", fruto de parceria da empresa sediada em Quioto com a americana Activision.

Veja abaixo os lançamentos:

*

1 - "SUPER MARIO MAKER"

Em "Super Mario Maker", a Nintendo quer que o jogador construa seus próprios mapas e os desafios a serem enfrentados pelo encanador italiano. "É como um curso de design de games", disse um dos executivos da empresa durante a apresentação.

Super Mario Maker

2 - "MARIO & LUIGI: PAPER JAM"

Em "Paper Jam", espécie de sequência da série "Paper Mario", o personagem e seu companheiro Luigi vivem um RPG que mistura dobradura e recortes de papel.

Mario & Luigi: Paper Jam

3 - "MARIO TENNIS: ULTRA SMASH"

Primeiro jogo que tem a modalidade como tema (com "Mario Tennis Open", para 3DS), "Mario Tennis" chega até dezembro para o Wii U.

Mario Tennis Ultra Smash

4 - "YOSHI'S WOOLLY WORLD"

No seu game (o primeiro desde 1997, quando foi protagonista de "Yoshi's World" para Nintendo 64), Yoshi, o dinossauro mascote de Mario, vive um jogo de aventura em um mundo de lã e usa bordado para passar fases e enfrentar inimigos.

"Yoshi's Woolly World" tem previsão de lançamento para 16 de outubro.

Yoshi's Woolly World

5 - "THE LEGEND OF ZELDA: TRI FORCE HEROES"

Com "Tri Force Heroes", a Nintendo decepcionou parte de seus fãs, que esperava um novo título da série "Zelda" para a plataforma Wii U, mais poderosa. O jogo, espécie de solução de quebra-cabeças com os personagens de Hyrule, será lançado até setembro.

"Tri Force Heroes"

6 - "STAR FOX ZERO"

"Star Fox Zero", primeira obra da série, que data de 1993, em quatro anos, vale-se dos acelerômetros do "controle-console" que é o Wii U para guiar as raposas espaciais pelo universo.

O lançamento será realizado até o Natal, diz a Nintendo, e o desenvolvimento é supervisionado por Shigeru Miyamoto, famoso criador de videogames da companhia.

Star Fox Zero

7 - "HYRULE WARRIORS LEGENDS"

"Hyrule Warriors", em que Link, a princesa Zelda e outros personagens como Tetra e o rei de Hyrule podem ser selecionados para as batalhas, chega ao 3DS no começo do ano que vem, anunciou a fabricante japonesa.

Hyrule Warriors: Legends

8 - "METROID: FEDERATION FORCE"

A clássica série "Metroid" terá sequência com "Federation Force", para o portátil 3DS, após cinco anos de hiato.

A característica que a Nintendo falou mais durante a apresentação foi o modo de campanha cooperativo, mas também haverá o multijogador de enfrentamento, intitulado Blast Ball, que terá batalhas de três contra três.

Metroid Prime: Federation Force

9 - "ANIMAL CROSSING: AMIIBO FESTIVAL"

"Animal Crossing: Amiibo Festival" é um dos games que terá funcionamento pleno condicionado à compra dos bonequinhos da Nintendo. Para liberar alguns personagens, por exemplo, só se você já tiver a "action figure" física.

Animal Crossing

10 - "YO-KAI WATCH"

Popular entre os nipônicos, o RPG "Yo-Kai Watch" lembra "Pokémon" por ter uma piara diversa e por ter uma animação na TV japonesa. Com o novo título, para 3DS, será a primeira vez em que a jovem série será comercializada oficialmente no Ocidente. Lançamento até dezembro deste ano, segundo a Nintendo.

Yo-Kai Watch

11 - "SKYLANDERS: SUPERCHARGERS"

Com "Skylanders SuperChargers", a série publicada pela Activision que já usava bonecos físicos e comunicação sem fio (no caso, NFC) em consoles e até dispositivos móveis se unirá nessa frente à Nintendo, com seus bonecos Amiibo.

Isso significa que nessa versão de "Skylanders", que chegará às prateleiras nos EUA no dia 20 de setembro, jogadores poderão usar brinquedos especiais, pela primeira vez em formato de carro em ambos os games, e introduzir personagens da Nintendo a um jogo "não Nintendo".

Skylanders SuperChargers

O repórter viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: