Folha de S. Paulo


Quer aumento de salário na crise? Veja 12 dicas para pedir

Apesar do ano difícil na economia, com o desemprego crescente, ainda há espaço para bons profissionais se destacarem nas empresas e serem reconhecidos.

Quando se busca um aumento de salário, é preciso " fazer todas as considerações sobre o por que você merece um aumento" e estar pronto para "iniciar uma negociação com seu chefe direto", afirma, em nota, a coach Cíntia Souza, proprietária da MMP Coaching.

Souza listou 12 dicas para ajudá-lo a pedir um aumento. Confira abaixo:

1) Não exponha questões pessoais

A dica de ouro é justificar o pedido de aumento salarial citando seu desempenho profissional e não problemas pessoais, como um familiar doente. Segundo Souza, os superiores não costumam se sensibilizar com essas situações.

danielescalise/Fotolia

2) Argumente

Se você deseja ganhar mais, não adianta apenas pedir um aumento. É preciso ter bons argumentos e saber se o valor que você pede está dentro dos padrões do mercado, da empresa e das suas atribuições.

3) Não blefe

Dizer que recebeu uma outra proposta de emprego sem que realmente tenha recebido não é o melhor caminho. A mentira pode ser descoberta e isso vai prejudicá-lo.

4) Aguarde o momento certo

Se a empresa estiver passando por uma crise, espere. Observe também o humor do seu superior, se ele estiver de bom humor as chances aumentam consideravelmente, pois estará aberto para ouvir sua solicitação. Caso você fale em um momento ruim pode não ter a oportunidade de expor suas colocações.

5) Resultados

Apresente números ou relatórios que descrevam suas funções, tanto as que foi contratada, quanto as que desempenha e principalmente as que pode vir a realizar. Apresente também uma tabela de cargos e salários que mostre a média de salário dos profissionais do mercado.

6) Saiba ouvir

Se o seu superior tiver algo a falar, ouça com atenção, pois provavelmente serão feedbacks a respeito do seu trabalho, ou ainda, a situação do seu departamento ou da empresa.

Adam Gregor/Fotolia

7) Não atropele hierarquia

Fale com o seu superior imediato, ele tem autoridade para chegar ao alto escalão e solicitar o aumento, é claro, utilizando todos os argumentos que você apresentar.

8) Não faça comparações

Foque nos seus objetivos e nos seus argumentos e competências. Não exponha seus colegas dizendo que algum deles ganha mais ou menos do que você.

9) Negocie benefícios

Uma saída que pode ser melhor aceita pela empresa é, em vez de pedir um aumento de salário, negociar os benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico e vale-refeição. Reverta esses benefícios em dinheiro e veja se chega ao valor que deseja de aumento.

10) Mostre suas competências e comprometimento

Apresente suas habilidades, as qualificações realizadas recentemente e seus planos futuros. Exponha o que já ofereceu para a empresa e como pode contribuir futuramente.

11) Seja direto

Seja clara e objetiva com seu superior, fale suas reais intenções e expectativas, mostre como pode contribuir e como o aumento significa uma motivação a mais, um reconhecimento ao seu trabalho. Jamais passe mensagens dúbias ou indiretas.

Gajus/Fotolia

12) Peça prazo para renegociar

Caso receba uma resposta negativa, mantenha a calma e peça um prazo para uma futura negociação e feedback ao seu superior. Se está insatisfeito com seu salário, você ainda pode buscar outra oportunidade profissional ou realizar atividades na empresa que lhe proporcionem uma promoção no futuro.


Endereço da página: