Folha de S. Paulo


10 produtos que a classe C cortou e 10 que entraram no carrinho em 2014

A economia enfraquecida e a inflação já afetam hábitos de consumo da classe C. De acordo com dados da consultoria Kantar Wordpanel, o volume total de bens de consumo não duráveis comprados por essa população cresceu 3,4% em 2014, abaixo dos 6,3% de 2013. A pedido da Folha, a empresa listou os produtos que perderam penetração nesse público em 2014 –ou seja, deixaram de estar no carrinho ao menos uma vez no ano– e aqueles que ganharam espaço.

EM BAIXA

1) CREMES E LOÇÕES

Queda de penetração: -6%

Entram nessa categoria itens que não são específicos, como "creme para as mãos" ou "creme corporal". São, em geral, mais simples.

Bruno Miranda/Folhapress

2) CREMES PARA O CORPO

Queda de penetração: -5%

As vendas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deram uma desacelerada em 2014. De acordo com a Abihpec (associação do setor), o faturamento chegou a R$ 101,7 bilhões, um aumento de 11%, portanto menor que os 12,1% de 2013 e os 15,6% registrados em 2012. É uma taxa mais baixa, mas ainda muito maior que os 0,1% da economia em geral.

3) POLPA E PURÊ DE TOMATE

Queda de penetração: -5%

Segundo a Kantar, é muito provável que tenham sido substituídos por produtos que são mais práticos, como os molhos de tomate.

Shutterstock

4) SUCO CONCENTRADO

Queda de penetração: -4%

Outro caso de substituição. Você vai ver logo abaixo que o suco pronto, que, bem, já vem pronto, então é mais prático, está na lista de produtos em alta.

5) SABÃO EM PEDRA

Queda de penetração: -4%

Enquanto isso, o detergente líquido só sobe, de acordo com a pesquisa. Mas não é, nem de longe, o fim do sabão em pedra, que é comprado por 80% das famílias brasileiras de classe C ao menos uma vez por ano.

Carol Guedes/Folhapress
Sabão em pedra
Sabão em pedra

6) CREME DE ROSTO

Queda de penetração: -4%

Bruno Miranda/Folhapress

7) PETIT SUISSE

Queda de penetração: -4%

É aquele tipo de produto que vale por um bifinho (mas a pesquisa não fala do Danoninho especificamente). Enquanto isso, parece que está todo mundo mandando ver no iogurte grego.

Reprodução
Queijo tipo petit suisse
Queijo tipo petit suisse

8) ESPONJA DE AÇO

Queda de penetração: -3%

As esponjas sintéticas, que podem ser as substitutas das de aço, não aparecem na lista dos produtos que mais crescem, mas são as prováveis "culpadas" pela queda. Ainda assim, as esponjas de aço ainda são compradas ao menos uma vez por ano em 94% dos lares brasileiros dessa classe.

9) DEO COLÔNIA

Queda de penetração: -3%

10) PÃO CASEIRO

Queda de penetração: -3%

Eduardo Knapp/Folhapress
Na foto, crianças da ONG Criança Feliz aprendem a fazer o
Na foto, crianças da ONG Criança Feliz aprendem a fazer o "pão caseiro"

EM ALTA

1) IOGURTE GREGO

Crescimento de penetração: 24%

Mais firmes que os tradicionais, esses produtos chegaram ao mercado há uns três anos e parece que em 2014 decolaram.

Keiny Andrade/Divulgação
Iogurte grego, misturado com brownie, manga e kiwi e manteiga de amendoim, do Deliqatê
Iogurte grego, misturado com brownie, manga e kiwi e manteiga de amendoim, do Deliqatê

2) ALVEJANTE SEM CLORO

Crescimento de penetração: 11%

3) DETERGENTE LÍQUIDO DE ROUPA

Crescimento de penetração: 10%

4) SUCO PRONTO PARA BEBER

Crescimento de penetração: 9%

Gabo Morales/Folhapress
Suco pronto de uva
Suco pronto de uva

5) BOLO PRONTO INDUSTRIALIZADO

Crescimento de penetração: 7%

6) ÁGUA MINERAL

Crescimento de penetração: 7%

Eduardo Knapp/Folhapress
Prateleira com marcas nacionais e importadas de água mineral à venda no Empório Santa Maria, em São Paulo
Prateleira com marcas nacionais e importadas de água mineral

7) PÃO INDUSTRIALIZADO

Crescimento de penetração: 5%

8) INSETICIDA

Crescimento de penetração: 5%

Shutterstock
Inseticida em spray
Inseticida em spray

9) ÓLEOS ESPECIAIS

Crescimento de penetração: 5%

10) AZEITE

Crescimento de penetração: 4%

Eduardo Knapp/Folhapress

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