Folha de S. Paulo


Brasil perdeu da França em jogos que valiam, embora tenha vencido mais; relembre 7 duelos

Com o histórico de ter eliminado o Brasil duas vezes em quartas de final de Copa do Mundo e vencido uma decisão de título, a França carrega no currículo a fama de algoz da seleção. No histórico, levando em conta todos os confrontos, porém, o retrospecto é negativo para os europeus, que perderam seis partidas e ganharam cinco. Houve quatro empates.

A Folha relembra os sete confrontos mais marcantes entre as duas equipes que se enfrentam em amistoso, nesta quinta-feira (26), na França, às 17h.

1 - O primeiro duelo

Eliminada na primeira fase do Mundial de 1930, no Uruguai, a seleção francesa fez uma escala no Rio antes de retornar ao continente europeu. Em 1º de agosto de 1930, o Brasil recebeu a França no estádio das Laranjeiras e venceu por 3 a 2. Heitor, duas vezes, e Friedenreich marcaram e ajudaram os brasileiros a superar o trauma de sair na fase de grupos da Copa.

2 - O brilho de Pelé

Em jogo, uma vaga na decisão da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. O Brasil chegou à semifinal sem ter sofrido nenhum gol, enquanto a França tinha o melhor ataque da competição. Quando a bola rolou, a seleção dirigida por Vicente Feola atropelou os rivais. Com três de Pelé, um de Vavá e outro de Didi, os brasileiros ganharam por 5 a 2, placar que se repetiria na final contra os donos da casa.

3 - O pênalti de Zico

Brasil e França eram as equipes com o futebol mais envolvente da Copa de 1986 e se encontraram nas quartas de final. Careca abriu o placar para a seleção brasileira, mas Platini empatou antes de intervalo. Na etapa final, Zico teve a chance de colocar o time de Telê Santana nas semifinais, mas viu sua cobrança de pênalti ser defendida por Bats. A igualdade levou o jogo para a prorrogação e pênaltis, quando mais uma vez a estrela do goleiro francês brilhou.

Reprodução
O goleiro Bats defende pênalti cobrado por Zico durante partida da seleção brasileira contra a França, na Copa do Mundo de 1986
O goleiro Bats defende pênalti cobrado por Zico durante partida da seleção brasileira contra a França, na Copa do Mundo de 1986

4 - Curva de Roberto Carlos

Veja vine

No primeiro jogo do Torneio da França –competição organizada para testar a organização da Copa do ano seguinte–, o time da casa empatou em 1 a 1 com a seleção brasileira, em Lyon. O jogo é até hoje lembrado pelo gol marcado pelo lateral Roberto Carlos, em cobrança de falta. O Brasil, então campeão mundial, terminou a competição sem perder nenhum das três partidas, mas viu o título ficar com a Inglaterra.

5 - Vexame na decisão

No jogo mais importante entre as duas seleções, a França bateu o Brasil com facilidade na decisão da Copa de 1998. Com dois de cabeça, o meia Zidane saltou para o estrelado internacional. Petit ainda fez o terceiro gol já nos minutos finais. Para a torcida brasileira, ficou a sensação de que o time não entrou em campo. O sentimento ganhou após o confronto, com a notícia de que Ronaldo sofreu uma convulsão horas antes da final.

6 - A meia de Roberto Carlos

Marcus Brandt/AFP
Lance do gol do atacante francês Thierry Henry durante a partida em que a seleção brasileira acabou derrotada por 1 a 0 para a França, em 2006
Lance do gol do atacante francês Thierry Henry durante a partida em que a seleção brasileira acabou derrotada por 1 a 0 para a França, em 2006

O Brasil teve a chance de vingar a derrota de 1998 oito anos mais tarde, no Mundial da Alemanha. Apontado como grande favorito ao título, o time treinado por Carlos Alberto Parreira caiu para os franceses nas quartas de final, ao perder de 1 a 0. Zidane mais uma vez foi protagonista, auxiliado pelo atacante Thierry Henry, que marcou o único gol do jogo enquanto o lateral Roberto Carlos permaneceu parado para ajeitar a meia.

7 - Voadora no peito

No encontro mais recente disputado no Stade de France, deu França por 1 a 0. Benzema marcou o único gol da partida. A equipe de Mano Menezes teve uma atuação discreta, atrapalhada pela expulsão do meio-campista Hernanes aos 38min da primeira etapa. Depois de Benzema aplicar um chapéu sobre Hernanes, o ex-jogador do São Paulo tentou evitar a repetição do drible com falta, mas exagerou na dose, cravando as chuteiras no peito do atacante francês.

Gonzalo Fuentes/Reuters
Hernanes foi expulso após voadora em amistoso contra a França
Hernanes foi expulso após voadora em amistoso contra a França

TODOS OS JOGOS BRASIL X FRANÇA

Brasil 3x2 França - Amistoso - 1/8/1930

França 2x5 Brasil - Copa do Mundo 1958 - 24/6/1958

Brasil 3x2 França - Amistoso - 28/4/1963

Brasil 2x2 França - Amistoso - 30/6/1977

Brasil 0x1 França - Amistoso - 1/4/1978

Brasil 3x1 França - Amistoso - 15/5/1981

Brasil 1x1 França * - Copa do Mundo - 21/6/1986

Brasil 2x0 França - Amistoso - 26/8/1992

Brasil 1x1 França - Torneio da França - 3/6/1997

Brasil 0x3 França - Copa do Mundo - 12/7/1998

Brasil 1x2 França - Copa das Confederações - 7/6/2001

França 0x0 Brasil - Amistoso - 20/5/2004

Brasil 0x1 França - Copa do Mundo - 1/7/2006

França 1x0 Brasil - Amistoso - 9/2/2011

Brasil 3x0 França - Amistoso - 9/6/2013

*Classificação foi definida na disputa de pênaltis, com vitória da França.


Endereço da página:

Links no texto: