Folha de S. Paulo


Veja quais são os negócios em franquias que devem bombar em 2015 -e os que podem derreter como picolé

Aproveite os dias de calor para se despedir do picolé mexicano e do bolo caseiro da vovó. Em 2015, as paleterias e lojas de bolo simples que invadiram São Paulo nos últimos meses devem perder espaço para clínicas de odontologia, empresas de tecnologia e consultorias. Mas não se preocupe, a onda do gourmet ainda sobrevive mais uma temporada, seja em forma de cachorro-quente ou de churros. A Folha ouviu sete consultorias de negócios especializadas em franquias para apontar quais setores devem ser o quente deste ano e o que deve derreter como sorvete.

ACELERANDO

1)Tecnologia

Esse é um novato que ainda tem muito a crescer. O setor de franquias pela internet foi o que registrou maior crescimento em 2014, puxado principalmente por agências de marketing digital. O ano que vem terá novas redes como We Do Logos e Inoivando

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Aula sobre marketing digital e AdWords, promovida pelo Google e realizada em sala de cinema da rede Cinemark
Aula sobre marketing digital e AdWords, promovida pelo Google e realizada em sala de cinema da rede Cinemark

2) Saúde

Este ano terá a chegada de novas redes ligadas à saúde, que buscam oferecer alternativas para parte da população que tem dificuldade de acesso a estes serviços e, por outro lado, oferecendo conhecimentos de gestão para médicos e dentistas. Serviços odontológicos serão oferecidos pelas redes Iarossi e Ortocia, além das redes Corpo sem Dor (tratamentos alternativos) e Eu Magro (orientação para perda de peso) e Casa do Médico (venda de produtos para clínicas e terceira idade)

Isadora Brant - 31.mai.2011/Folhapress
Proprietária de unidade da franquia Home Angels, empresa que fornece serviços de cuidados para idosos, adultos e crianças
Proprietária de unidade da franquia Home Angels, empresa que fornece serviços de cuidados para idosos, adultos e crianças

3) Gourmet

O raio gourmetizador continua com tudo. Redes que oferecem preços intermediários entre o fast-food e restaurantes mais caros ou trazem versões "gourmet" de produtos populares ainda devem crescer. Mas a concorrência entre elas está aumentando e o consumidor deve ficar mais exigente. Este ano serão lançadas casas de cachorro-quente (Thedog Haus e Duke Dog), crepes (Crepelocks) e churros (Olha o Churros)

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O Food Truck Tapí, que serve tapiocas gourmet
O Food Truck Tapí, que serve tapiocas gourmet

4) Consultorias

As redes de consultorias em temas variados, como contabilidade e recursos humanos, estão em acensão e dão suporte para quem começa e não desenvolveu sua clientela entre no mercado. Este ano será lançada no franchising a marca Instituto Desthac, que oferece atendimento psicológico e coaching

5) Microfranquias

O setor das franquias de investimento inicial de até R$ 80 mil deve aproveitar o ano de economia mais fraca, em que os investidores devem estar mais cautelosos, e em que as franquias buscam modelos para cidades do interior COM população menor do que 100 mil habitantes. Será lançada em breve a Shadai, que oferecerá serviços de síndico profissional, e a Talus, de palmilhas sob medida.

Danilo Verpa - 15.out,2014/Folhapress
As irmãs Giulia e Camila abriram em casa uma microfranquia de marketing digital da empresa Web4br
As irmãs Giulia e Camila abriram em casa uma microfranquia de marketing digital da empresa Web4br

6) Água e energia

O setor de franquias ainda não aproveitou o potencial de negócios ligados à sustentabilidade; crises no abastecimento de água e energia podem dar o empurrão que está faltando para consultorias especializadas para o segmento, que terá o lançamento da Adapt Brasil Energia, de gerenciamento do uso de energia elétrica e defesa do consumidor.

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Vista da cozinha Loft Rural, com conceito sustentável, em uma fazenda em Araraquara (SP)
Vista da cozinha Loft Rural, com conceito sustentável, em uma fazenda em Araraquara (SP)

FREANDO

1) Paleterias e bolos caseiros

Duas das principais febres de 2014, os setores viram surgir muitas marcas com crescimento acelerado e agora devem passar pelo estouro da bolha em que só as mais preparadas seguirão. Mesmo assim, ainda serão lançadas pelo menos mais três marcas, a Los Ticos (paletas) a Vó, Quero Bolo e a Bolo da Madre

Fabio Braga - 23.out.2014/Folhapress
Paletas mexicanas em sorveteria em São Paulo
Paletas mexicanas em sorveteria em São Paulo

2) Turismo

Foi o setor com menor crescimento em 2014 (0,3%), principalmente devido à Copa do Mundo que diminuiu o turismo de negócios. Deve sofrer ainda mais com a volatilidade do dólar deste ano

Moacyr Lopes Junior - 1ºmar.2015/Folhapress
Banhistas na praia de Copacabana, no dia em que a cidade comemorou 450 anos
Banhistas na praia de Copacabana, no dia em que a cidade comemorou 450 anos

3) Lavanderias

O agravamento da crise hídrica coloca o setor em dificuldade, principalmente nos negócios montados em lojas pequenas, sem espaço para novas caixas d'água ou sistemas de reaproveitamento

Raquel Cunha/Folhapress
Patricia Moura, sócia de uma lavanderia em Moema (SP), comprou uma caixa d'água de mil litros para driblar a crise hídrica
Patricia Moura, sócia de uma lavanderia em Moema (SP), comprou uma caixa d'água de mil litros para driblar a crise hídrica

4) Esmalterias

O setor foi febre no início da década e agora busca repensar sua identidade para aumentar sua rentabilidade, oferecendo drinques e cafés, por exemplo

Eduardo Anizelli - 18.dez.2013/Folhapress
Gustavo Andare, dono de uma franquia da rede de
Gustavo Andare, dono de uma franquia da rede de "nail bar", Esmalteria Nacional

Fonte: Consultorias de franquias Goakira, Grupo Bittencourt, Fran System, Troow, Praxis, Vecchi Ancona e Cherto


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