Folha de S. Paulo


Relembre sete momentos em que Mujica foi muito, mas muito Mujica

Presidente do Uruguai desde 2010, José "Pepe" Mujica passa o bastão neste domingo (1º) para seu sucessor Tabaré Vázquez

José Mujica, 79, atraiu holofotes para o pequenino país vizinho por seu estilo direto que o meteu em polêmicas, por seu padrão de vida simples –rodando por aí de fuscas e sandálias– e pela legalização do aborto e do casamento gay e a regulamentação da produção e da distribuição de maconha.

Antes que o vovozinho uruguaio se aposente da Presidência, relembre sete momentos em que Mujica foi mais Mujica. Pepe, demasiado Pepe.

-

1 - La vieja y el tuerto

Em um evento em 2013, Mujica não sabia que estava ao vivo na internet quando conversava com aliados e soltou a seguinte frase ao falar da relação entre Uruguai e Argentina: "Essa velha é pior que o caolho". Referia-se à presidente argentina, Cristina Kirchner, e ao antecessor e marido dela, Néstor, morto em 2010, que é estrábico. Questionado depois sobre a gafe, Mujica não se fez de rogado: "Não vou dar bola nem atravessar o mundo para esclarecer nada".

Veja vídeo

-

2 - Si mi fusquita hablase

O estilo de vida do presidente uruguaio tem como maior símbolo seu fusca azul 1987. No fim do ano passado, Pepe recebeu uma oferta de US$ 1 milhão de um xeque árabe pelo carro. Ele chegou a cogitar vender e doar o dinheiro para um programa social, mas depois desistiu. Explicou a paixão de sua geração pelos fuscas e anunciou que seu carro vai "vegetar em galpões velhos enquanto estivermos vivos, e o futuro dirá seu destino".

-

3 - Sandálias da humildade

O uruguaio já compareceu à cerimônia de posse do um novo ministro usando sandálias. O traje casual do presidente se destacou entre os demais presentes que vestiam terno e gravata. O calor acima dos 35°C foi a justificativa para que Mujica optasse pelos calçados abertos e levantasse as calças quase na altura dos joelhos.

Iván Franco/Efe
Presidente do Uruguai, José Mujica, participa com o vice-presidente Danilo Astori (à esq.) da cerimônia de posse de Mario Bergara (à dir.) como novo ministro de Economia e Finanças
José Mujica participa com o vice-presidente Danilo Astori (à esq.) da cerimônia de posse de Mario Bergara (à dir.) como novo ministro de Economia e Finanças

-

4 - La moneda

Mujica é distribuição de renda. Ele virou hit na internet com um vídeo em que é interrompido durante uma entrevista por um morador de rua que pedia uma moeda. "Olhe, irmão, moeda não tenho, mas não chore!", disse o presidente, que logo depois tirou uma nota de 100 pesos (cerca de R$ 11) do bolso e deu para o homem. "Quero que sejas presidente a vida toda", respondeu o morador de rua. Após ouvir a frase, Mujica foi enfático: "Não, não, está louco?".

Veja vídeo

-

5 - Solo quiero comer

Logo após assumir o cargo, Mujica já causou impressão pela informalidade, sendo fotografado comendo em bares e restaurantes de Montevidéu sem um aparato de segurança. "Os presidentes também almoçam", justificou-se quando lhe perguntaram o que fazia o mandatário em um bar.

-

6 - Viejo careta

Nas veias de Mujica corre sangue quente latino. E foi assim que o líder reagiu quando um funcionário da ONU certa vez criticou a nova política do Uruguai quanto à maconha. "É um 'viejo careta' e não falarei com ele em tom diplomático", disse o ex-guerrilheiro tupamaro (em espanhol, "careta" é usualmente utilizada para designar pessoa "hipócrita", "mascarada". Em casos menos comuns, também é usada com sentido de pessoa conservadora). O sacode não ficou por aí e Mujica completou: "Agora vêm falar em legalidade esses velhos reacionários que já não se apaixonam por garotas".

-

7 - Felicidad

O estilo Pepe Mujica também marcou alguns de seus discursos, como o feito em uma das aberturas da Assembleia Geral da ONU, que fez sucesso na internet, ou o realizado na conferência Rio+20, no qual criticou os excessos de consumo da sociedade. "Quando lutamos pelo meio ambiente, temos que recordar que o primeiro elemento do meio ambiente se chama felicidade humana", afirmou.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: