Folha de S. Paulo


10 virais que marcaram os 10 anos do YouTube

Há exatamente dez anos, em 14 de fevereiro de 2005, os criadores do YouTube registraram o domínio de seu site de vídeos.

Nas mãos dos brasileiros, que fazem um uso "único", para não usar outra palavra, da internet, a página se tornou uma fábrica de virais.

Teve o ator Sérgio Hondjakoff, o Cabeção de "Malhação", fazendo "altas periculosidades" em uma festa ("É nóis! Sapinhôôô!" ), e o bêbado Jeremias dizendo que, se pudesse, matava mil. Na sessão "crianças fofinhas", não dá para esquecer da menina Isabela indignada com o fato de seu pai ter fechado a porta, ou do garotinho que não conseguia mais achar seu pênis.

As opções eram muitas, mas, nesta lista, a Folha resolveu se ater aos vídeos mais clássicos:

TAPA NA PANTERA – 2006

O curta-metragem "Tapa na Pantera", estrelado por Maria Alice Vergueiro, mostra uma velhinha maconheira falando sobre sua relação com a erva enquanto fuma no seu cachimbo. Frases como "fuma aqui, e toma um chá! Fuma aqui, e toma um chá!" e "eu fumo há 30 anos, todos os dias, e não estou viciada" viraram sucesso imediato.

Veja vídeo

O JARDINEIRO É DEUS, E AS ÁRVORES SOMOS NOZES – 2006

As tentativas de uma pessoa com problemas de dicção em pronunciar essa simples frase fizeram muita gente achar que se tratava de uma armação. Mas era tudo verdade. A voz em questão é do empresário baiano José Maria Queiroz, que, na ocasião, trabalhava sua pronúncia para gravar um CD de música gospel. Ele se enrola tanto que, por vezes, chega a irritar sua orientadora.

Veja vídeo

VAI... – 2007

Essa bela canção escrita pela atriz Cris Nicolotti foi postada em maio de 2007. A artista já tinha mais de 30 anos de carreira quando lançou o clipe de maneira despretensiosa, sem imaginar a popularidade que ele alcançaria.

Veja vídeo

DANÇA DO QUADRADO – 2008

A Folha pede desculpas antecipadamente por deixar essa música na sua cabeça.

Ado, A-Ado, cada um no seu quadrado
Ado, A-Ado, cada um no seu quadrado

A famosa "Dança do quadrado" foi produzida pelo canal Kibe Loco e, quase sete anos mais tarde, possuí 19,6 milhões de acessos.

Veja vídeo

ME DÁ MEU CHIP PEDRO – 2009

Todo mundo gosta de assistir a uma boa briga pela janela do prédio, e essa acabou virando viral de internet ao ser filmada por um vizinho do Pedro.

Veja vídeo

E TEVE BOATOS QUE EU AINDA ESTAVA NA PIOR – 2010

Luisa Marilac não sabia que, ao tirar uma onda com as inimigas pelo YouTube, acabaria se tornando uma das transexuais mais famosas do Brasil.

Veja vídeo

HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ â€“ 2011

Da série "artistas bêbados em festas". A atriz Christiane Torloni estava animada com o Rock in Rio 2011: "Eu tava... Eu adoro... Hoje é dia de rock, bebê!", disse durante uma entrevista.

Veja vídeo

NISSIM OURFALI – 2012

Era para ser apenas um vídeo fofinho de bat-mitzvá, mas a interpretação histórica de Nissim, em uma releitura de One Direction, transformou-o em um dos virais mais carismáticos da internet brasileira.

Veja vídeo

AAAAAA LELEK LEK LEK – 2013

A música "Passinho do Volante", por Federado e os Leleques, foi um fenômeno. Nem mesmo a diva pop Beyoncé resistiu ao som da periferia do Rio de Janeiro e cantou um trechinho da música em seu show no Rio em 2013.

Veja vídeo

TACA-LE PAU – 2014

"Lá vem o Marcos, descendo o morro da Vó Salvelina", diz o narrador, "melhor que o Galvão Boeno" segundo a descrição do vídeo. "Taca-le pau nesse carrinho, Marcos!". A brincadeira das duas crianças, postada no primeiro dia de 2014, já teve quase 6 milhões de acessos.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: