Folha de S. Paulo


Veja lista do 'NYT' dos 52 lugares para conhecer em 2015

O "New York Times" divulgou seu ranking anual com 52 lugares para se conhecer em 2015 em diversos cantos do planeta, em ordem de importância –nenhuma cidade do Brasil está na lista.

Cada lugar foi descrito por um autor diferente do jornal americano. Abaixo, você lê as indicações e um resumo de cada texto.

Veja a lista original, em inglês, aqui

1. MILÃO (Itália)

Isabella de Maddalena/The New York Times
O Duomo de Milão, na Itália
O Duomo de Milão, na Itália

Com a Expo 2015, milhões de turistas visitarão Milão, que –por trás de sua fama de ser uma cidade estritamente para negócios– ainda tem muitos charmes especiais. É o caso da gastronomia diversa e das várias atrações que foram renovadas, como a fachada do Duomo e os canais do distrito de Navigli.

2. CUBA

Lisette Poole/The New York Times
Carro em rua de Havana, em Cuba
Carro em rua de Havana, em Cuba

Com a reaproximação entre Cuba e EUA, mudanças estão por vir na ilha, antes mística e proibida para os americanos. Mas, para aqueles que querem ter um vislumbre do país antes que ele mude, ainda há tempo de ver o belo litoral intocado e de bater um papo sentado em um carro antigo.

3. FILADÉLFIA (EUA)

Uma série de projetos transformaram Filadélfia, nos EUA, em um aglomerado de atividades urbanas ao ar livre. Instalações de arte nas ruas, mini "parklets" –pequenas áreas com bancos, mesas e plantas que são instaladas em vagas destinadas a carros nas ruas– e jardins para tomar cerveja ao ar livre se transformaram em visões comuns.

4. PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE (EUA)

Com novo orçamento milionário, o parque vai redesenhar o maior complexo de acomodações do local, o "Canyon Lodge and Cabins", com mais de 500 quartos. Cinco novas cabanas sustentáveis serão construídas, assim como novos caminhos para caminhar e andar de bicicleta.

5. VALE DO ELQUI (Chile)

No sul do deserto do Atacama, o Vale do Elqui, além de ser uma região de vinhedos, repleta de cidades coloniais e destilarias de pisco, abriga ainda um dos maiores telescópios do mundo. Mas visite logo: a crescente infra-estrutura para turistas vem gerando aumento de luz elétrica que já começou a enfraquecer a maravilha dos céus de Elqui.

6. CINGAPURA

Em 2015, a pequena cidade-estado faz 50 anos e está mobilizando todos os recursos para a celebração. Depois das festividades de ano novo –que contou com um grandioso show de fogos– ainda está por vir a Parada Chingay, em fevereiro, a abertura da Galeria Nacional de Cingapura e paradas pelo "National Day".

7. DURBAN (África do Sul)

Ninguém tem coisas ruins a dizer sobre Durban; todos vão concordar que passear por suas praias é adorável e que o clima é agradável durante todo o ano. Não tem certeza sobre como começar a explorar? Peça um "bunny chow" –prato típico da África do Sul originário da Índia, a quintessência da comida fast-food indiana-sul-africana (Durban abriga uma das maiores comunidades indianas do mundo). Depois, junte-se a um passeio pela cidade guiado pela Beset Durban.

8. BOLÍVIA

Viajantes que experimentarem a nova infraestrutura para o turista no país serão recompensados com novas atrações assim que chegarem. Além do surgimento de um novo cenário culinário, com direito a um tour gastronômico oficial pelas ruas de La Paz, há ainda excursões de aventura pelo Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, e turismo comunitário por plantações de café.

9. ILHAS FAROË

As Ilhas Faroe, um arquipélago no norte do Atlântico, surgiu nos últimos cinco anos possivelmente como o destino mais isolado para a gastronomia "avant-garde". As ilhas estão atraindo atenção dos entusiastas da culinária com seu queijo local e com o "raest" –prato de carne de cordeiro fermentada– que é uma das delícias locais.

10. MACEDÔNIA

Conhecida por seus vários monastérios e belo brilhante lago Ohrid, essa antiga República da Iugoslávia está se tornando um destino para os aventureiros gastronômicos de plantão. E faz sentido: antigos estabelecimentos foram renovados, a indústria do vinho vem crescendo e tudo ao preço baixo dos Bálcãs. Além disso, o país é um dos poucos sem McDonald's, todos fecharam em 2013.

11. MEDELLÍN (Colômbia)

Ultimamente, a cidade tem recebido muita atenção graças aos seus espetaculares esforços de renovação urbana. Muitas das antes legendárias favelas foram transformadas com a chegada de joias arquitetônicas, como a Biblioteca Espanha, uma construção supermoderna; novas escolas e parques pontuam a cidade e os "Metrocables" –bondinhos que ligam os bairros pobres nos morros com o centro da cidade– são uma experiência nova e inteligente no tráfego urbano.

12. SÃO VICENTE E GRANADINAS (Caribe)

Richard Murphy/The New York Times
Peixes no mar em São Vicente e Granadinas
Peixes no mar em São Vicente e Granadinas

Está para abrir o maior projeto de desenvolvimento já realizado na ilha, um aeroporto de US$ 240 milhões (cerca de R$ 646 milhões). Além disso, para os viajantes que tradicionalmente vão mergulhar nos recifes do país, um novo centro de mergulho foi aberto. Há ainda eventos noturnos na praia como o "Cinema Silencioso", no qual cada espectador assiste ao filme, projetado em um telão, com fones de ouvido sem fio.

13. ORLANDO (EUA)

Disney World sem dúvidas vai continuar a maior atração de Orlando, mas a cidade tem crescido com novos empreendimentos como o "Dr. Phillips Perfoming Arts Center", que possui um orçamento milionário e um novo estádio de futebol. Mas o crescimento mais surpreendente é o da cena gastronômica –a cidade conta com novos restaurantes e mercados.

14. ZIMBÁBUE

Os viajantes podem explorar diversas riquezas como as espetaculares Cataratas Vitória, o rio Zambeze, as Colinas de Matobo e o charme colonial de cidades como Harare. Mas o maior atrativo pode ser considerado a abundância de animais, inclusive hipopótamos e leões, totalmente à vista nos safáris.

15. BORGONHA (França)

Os projetos anuais de Beaune continuam a chamar atenção, como o "Lumières de Beaune" –que consiste na instalação de luzes nas casas de madeira da vila. Além disso, Dijon está inaugurando dois projetos neste ano: o novo hotel Vertigo, que abrirá em janeiro e a uma nova praia no Lago Kir feita com 350 toneladas de areia importada. A Borgonha também foi escolhida como Patrimônio Mundial pela Unesco.

16. LOWER MANHATTAN (Nova York, EUA)

Mais de uma década após o atentado de 11 de Setembro, a ponta de Manhattan está se tornando um dos bairros mais vibrantes da cidade. A tão esperada Torre da Liberdade (do inglês Freedom Tower e que foi construída onde antes ficava o World Trade Center) e o memorial do 11 de Setembro, aberto no ano passado, logo vão estar rodeados por novos locais para comer, fazer compras e se hospedar.

17. TANZÂNIA

And Beyond/The New York Times
Safári na Tanzânia
Safári na Tanzânia

A novidade está no acesso sem precedentes de áreas pouco trafegadas: foram abertas novas áreas de safári com grandes concentrações de elefantes e leopardos.

18. COSTA NORTE DO PERU

Já que o turismo no Peru vai além da obrigatória viagem à Cusco, essa região, normalmente subestimada, está aparecendo cada vez mais. Novos museus foram abertos em sítios arqueológicos e o hotel Libertador passou por uma grande renovação. Além disso, a reserva Chaparrí (para os ursos andinos ameaçados de extinção) vai ter certa relevância cultural graças a um novo filme sobre o urso paddington.

19. STEAMBOAT SPRINGS (Colorado, EUA)

Esse começo de ano marca o aniversário de cem anos da mais antiga área em funcionamento para esquiar do Colorado, a Howelsen Hill Ski Area. Vá a Steamboat Springs em fevereiro para o Carnaval de inverno que celebra cem anos de esqui com uma série de eventos.

20. OMÃ

O sultanato de Omã pouco compartilha com seu vizinho, os Emirados Árabes: os altos picos na paisagem de Omã são das montanhas e não dos arranha-céus, a dramaticidade da sua costa pouco deve ao trabalho humano, e o tumulto de Dubai é contrastado com o completo silêncio dos inúmeros vales de Omã. Mas essa paisagem calma não permanecerá intocada por muito tempo: Omã vem recebendo recentemente um crescimento no número de hotéis.

21. CLEVELAND (EUA)

Parte da Detroit Avenue é agora o Gordon Square Arts District, o mais novo polo cultural da cidade. Armazéns na beira do lago Erie estão sendo transformados em restaurantes e a reabertura do Museu de Arte Contemporânea em uma moderna estrutura espelhada solidificou o novo status de alguns bairros.

22. SRI LANKA

Na última década o turismo nessa ilha asiática só crescia, porém mais recentemente as visitas à região se tornaram mais preocupantes. Ultimamente, contudo, o país parece estar genuinamente estável e uma nova geração de hotéis está oferecendo acomodações luxuosas e criativas. A infraestrutura também está melhorando, a Exhibit A é uma rodovia litorânea que transformou em um pulo a viagem entre Galle e Colombo.

23. NOVA ORLEANS (EUA)

Neste ano, no aniversário de dez anos do catastrófico furacão, a cidade vai mostrar o quanto cresceu com uma série de eventos planejados para homenagear as vítimas e inaugurar vários destaques pelo seu renascimento. Por exemplo, em março a orquestra de jazz de Nova Orleans vai abrir em uma nova casa que abriga também exposições de atuais e antigos grandes nomes do jazz.

24. ADELAIDE (Austrália)

Além de ser perto tanto de áreas com vinhedos no interior como de praias, há mais motivos para visitar a cidade graças à grande e enérgica cena artística –ancorada neste ano por uma série de festivais e exposições. Outras atrações são seus vários restaurantes e locais para comer, que vão desde bares descolados a mercados orgânicos e sustentáveis.

25. GEÓRGIA

O país tem tudo o que é preciso para se tornar o próximo grande destino para beber vinhos: a mais longa tradição ininterrupta de produção de vinhos no mundo, centenas de variações de uvas e maravilhosas paisagens. E para compor ainda mais essa cena, nesse ano vão ocorrer grandes eventos: o Novo Festival do Vinho, a cidade do vinho em Tbilisi e o Festival de Queijo de Telavino e Tbilisi.

26. MANCHESTER (Inglaterra)

Luke Wolagiewicz/The New York Times
Canais em Manchester, na Inglaterra
Canais em Manchester, na Inglaterra

Muitas novidades na área cultural estão por vir em 2015 na cidade de Manchester. Começando pela renovação e pela expansão da galeria de arte Whitworth em fevereiro e pela abertura do Hotel do Futebol, próximo ao estádio do Manchester United. Na primavera, abre o HOME, centro de filmes e teatro.

27. GROENLÂNDIA

Normalmente, quem viaja à Groenlândia opta por tours para ver baleias, icebergs e geleiras. No entanto, cada vez mais sedutores são os passeios por terra. O interesse pela cozinha local tem sido investido pelas fazendas que estão ao sul do território, próximo aos fiordes. Para quem gosta de fazer longas caminhadas, existem muitos percursos entre essas fazendas.

28. CAMPECHE (México)

No interior da península de Yucatán, dentro de uma reserva protegida, encontra-se a extensa, porém pouco conhecida, ruína de Calakmul. Ano passado, a ruína e parte do território da floresta que a cerca foram considerados pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial, reconhecidos por seus valores natural e cultural.

29. PAPUA- NOVA GUINÉ

A região tem ficado de fora do radar de muitos visitantes principalmente por conta da dificuldade de chegar lá. No entanto, agora que o país começou a receber grandes cruzeiros marítimos, é previsto que o turismo cresça bastante. Neste ano, é estimado que, além de aumentar o número de navios das frotas, também irá crescer o número de destinos dentro do país.

30. BEND (Oregon, EUA)

A cidade de 80 mil habitantes é um lugar sedutor para viajantes que se interessam por cervejas artesanais e belas paisagens. Na região de Bend, além das 26 cervejarias, três vinículas e duas destilarias artesanais, existem muitos programas para quem gosta de fazer caminhadas, pescar, escalar e andar de caiaque.

31. RABAT (Marrocos)

Rabat, metrópole à beira-mar e capital do Marrocos, desde 2012 é considerada como um Sítio de Patrimônio Mundial da Unesco. É previsto que o seu turismo cresça muito devido à recente expansão de seu aeroporto e à abertura do primeiro museu moderno e contemporâneo do país, o Mohammed VI.

32. SQUAMISH (Canadá)

Na última primavera o novo "Sea to Sky", um estilo de bondinho, começou a levar passageiros a 915 metros acima do nível do mar para fazer passeios nas montanhas ao redor. Além disso, muitos visitantes optam por ficar na cidade de Squamish, que oferece uma variedade de programas: trilhas pela floresta, cachoeiras, lagos glaciais e montanhas.

33. SEUL (Coreia do Sul)

Em 2014, o espaço para exposições "Dongdaemun Desing Plaza", construído pelo arquiteto Zaha Hadid, tem ajudado a transformar a área ao seu redor em um centro internacional de design. Visitantes também devem conferir a filial de Seul do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea inaugurado em 2013 e o novo museu Hangeul, instituto dedicado ao alfabeto coreano.

34. SÃO CRISTÓVÃO (Caribe)

A ilha, que é mais conhecida pelo seu festival de música anual, agora vai contar com dois grandes hotéis de luxo que pretendem aumentar o turismo na região. No sul, o Christophe Harbour contará com uma marina, campo de golfe e um clube de praia. Ao norte, o Kittian Hill, que preza pela sustentabilidade, possui confortáveis acomodações, um campo de golfe e uma cozinha orgânica.

35. SHIKOKU (Japão)

Shikoku, a menor das quatro principais ilhas do Japão, comemorou no ano passado o 1200° aniversário da antiga rota de peregrinação que passa por 88 templos. Nesse percurso, que pode ser aproveitado com muita paz e tranquilidade, destaca-se a cidade de Matsuyama. Além de abrigar muitos templos, ela conta com a casa de banho "Dogo Onsen", que com 120 anos é um dos mais antigos banhos públicos do país.

36. SAN ANTONIO (Texas, EUA)

O passeio marítimo de San Antonio, "River Walk", é uma das atrações mais visitadas do Estado do Texas e recentemente passou por uma grande ampliação, chegando a ligar quatro das históricas missões coloniais espanholas da cidade. Em setembro do ano passado, o Centro de Tobin para as Artes Cênicas, local que abriga a Sinfonia de San Antonio e mais outras nove instituições culturais, se juntou à "River Walk".

37. SAN JOSÉ DEL CABO (México)

As duas regiões que constituem Los Cabos oferecem igual acesso à praia e ao sol, mas San José del Cabo parece ser mais alegre e jovial do que Cabo San Lucas. Ainda assim, está cada vez mais desenvolvendo o cenário de restaurantes e hotéis na região. Ambos os cabos estão persuadindo os visitantes de volta com descontos após o furacão Odile, que causou estragos na primavera passada.

38. ALENTEJO (Portugal)

"Vinho é o nectar para uma vida tranquila", é a frase escrita na parede da nova Torre de Palma, Hotel de Vinho, que abriu neste ano na região do Alentejo, em Portugal. Hotéis e resorts temáticos de luxo tem ganhado a cena na região, dando visibilidade para seus vinhos tintos.

39. CATSKILLS (Nova York, EUA)

A região de Catskills está sendo transformada pela nova geração de moradores que buscam o ar fresco. Com lugares a serem visitados recomendados pela revista "Vogue", Woodstock superou a imagem de ser um lugar para hippies. O que não mudou é a abundância de atividades ao ar livre que ela oferece: pesca, rafting e ski são algumas opções.

40. QUÉBEC (Canadá)

A cidade de Quebec está aumentando sua variedade de atrações e procurando um time de hóquei para ser representada na liga nacional –para isso, a cidade está construindo a Quebecor Arena, um estádio que deve abrir antes de começar a temporada de 2015. Além disso, conta com grandes novidades para entreter os turistas, como o novo bairro descolado St.Roch e incentivos para inovar a cena gastronômica local.

41. VALAIS (Suíça)

O cantão bilíngue da Suíça, Valais, está comemorando duas grandes datas: o 150º aniversário da escalada de Edward Whymper na montanha de Matterhorn e o 200º aniversário do cantão. Para marcar tais celebrações, estão organizando grandes eventos comemorativos como, por exemplo, festivais e performances teatrais ao ar livre.

42. PARIS (França)

O anel viário Boulevard Periférico de Paris pode significar o fim dos "arrondissements", como são conhecidos os distritos da cidade. No entanto, a área que o cerca está cada vez mais atraindo turistas que buscam uma dose de cultura contemporânea. A Fundação Louis Vuitton, do arquiteto Frank Gehry, e o hotel Molitor são atrações que merecem ser visitadas.

43. DANANG (Vietnã)

A cidade, que tem quase 1 milhão de habitantes, tem se tornado um destino muito procurado por viajantes. Depois da expansão de seu aeroporto em 2011, resorts começaram a surgir ao longo da costa. Além disso, suas extensas praias possuem muitos quiosques onde turistas podem provar a cozinha local.

44. CHENGDU (China)

Pandas são o cartão-postal da cidade, mas chefs aventureiros e boutique-hotéis estão dando novos motivos para os visitantes esticarem sua viagem na cidade de Chengdu.

45. MIAMI BEACH (Flórida, EUA)

Depois de meses de especulações, o distrito Faena vai finalmente receber visitantes no verão estadunidense deste ano. Elaborado pelo hoteleiro argentino Alan Faena, o distrito irá abranger seis quarteirões ao norte de South Beach, incluindo torres residenciais, um hotel e um centro de artes.

46. XANGAI (China)

Em Xangai estão abrindo diversos museus privados com aspirações curatoriais. Em março do ano passado abriu o Museu Long, em maio, o Museu Yuz e em novembro, o Museu de Arte Minsheng.

47. TULSA (Oklahoma, EUA)

Enquanto o resto do país estava se recuperando da Grande Recessão de 2008, Tulsa usava o dinheiro proveniente da venda de petróleo para se manter. Seu histórico distrito de Art Deco recebeu grandes investimentos, o que possibilitou a construção de dois novos museus.

48. ROMA (Itália)

No ano passado, para comemorar o 2000º aniversário da morte do imperador Augusto, diversos monumentos passaram por restaurações e foram reabertos ao público. A Fontana di Trevi está sendo restaurada e espera-se que até a primavera europeia ela já esteja finalizada.

49. CÁCERES (Espanha)

Cáceres, uma antiga cidade murada e sítio do Patrimônio Mundial da Unesco, tem muito o que oferecer para os viajantes que gostam de comida e arte. O hotel modernista e restaurante Atrio está inserido em uma histórica estrutura de pedra na parte antiga da cidade e é um lugar a ser visitado.

50. TAOS SKI VALLEY (EUA)

A maior mudança que acontecerá no megaresort no inverno estadunidense desse ano, desde a troca de donos em dezembro do ano passado, será a abertura do teleférico que leva os visitantes até o Pico Kachina, abrindo pistas de ski de nível avançado que antes só eram acessíveis por caminhadas de 45 minutos.

51. BAKU (Azerbaijão)

A mistura de cultura antiga e o estilo extravagante de Dubai está transformando Baku em um ponto turístico a ser visitado. Recentemente, o governo tem investido muito capital em ricos projetos arquitetônicos ao entorno do centro histórico murado, protegido pela Unesco.

52. KAS (Turquia)

Esse antigo vilarejo de pescadores é um paraíso para os visitantes que gostam de mergulhar. A cidade, que ainda não é vítima do turismo de massa, permanece com seu charme, muito por conta dos diferentes pontos da cidade em que os turistas podem escutar jazz.


Endereço da página:

Links no texto: