Folha de S. Paulo


Veja dicas para fazer boas compras na Black Friday

A Black Friday atrai os consumidores pelas liquidações que as lojas on-line e físicas concentram em um dia. No entanto, sites congestionados e muitas opções de compra podem confundir e levar a más escolhas.

Leia, abaixo, dicas para evitar fraudes e falsos descontos e saber como reclamar.

Rodrigo Capote/UOL
Movimentação para o Black Friday 2013 em hipermercado no Anhanguera, zona oeste de São Paulo
Movimentação para o Black Friday 2013 em hipermercado no Anhanguera, zona oeste de São Paulo

1 - CONHEÇA A LOJA

- Se possível, opte por lojas on-line em que você já tenha comprado e tido uma boa experiência. Isso é uma garantia a mais de que o site é idôneo.

- Os organizadores do evento também criaram um selo chamado Black Friday Legal, que indica se a página concordou com um manual de boas práticas. Cerca de 500 lojas vão mostrar o selo.

- Pesquise a loja virtual escolhida. Em sites como o ReclameAqui é possível verificar os problemas enfrentados pelos clientes dessas empresas e as respostas a eles -se há muitas reclamações em períodos comuns, imagine em uma data em que o volume de operações de operações equivale a de cinco dias normais. O Procon-SP também tem um site com e-commerces a serem evitados.

Reprodução
Em alguns sites, como o ReclameAqui, o consumidor pode verificar problemas enfrentados por clientes das empresas participantes
Em sites como o ReclameAqui o consumidor pode ver problemas enfrentados por clientes das empresas

- Veja se a página provê todas as informações sobre o fornecedor, de preferência na página principal: razão social, CNPJ, endereço físico, eletrônico, telefone, e-mail e outras formas de contato. Desconfie de lojas que só informam um telefone celular.

- Cuidado ao clicar em links recebidos por meio de e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail e veja se corresponde ao da loja. Esses links podem lhe levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas roubar seus dados.

2 - PREPARE-SE

- Tente não usar computadores públicos, como de Lan Houses, ou em redes de wi-fi desconhecidas. Isso pode expor seus dados.

- Sites de comparação de preços como Zoom, Buscapé e UOL Shopping vão indicar, com base na avaliação anterior dos valores, os produtos que estão mesmo com desconto.

3 - SAIA NA FRENTE

- Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas devem ficar mais lentas. Há a expectativa de que isso ocorra por volta das 12h e das 16h às 17h.

- Após decidir o que quer comprar, entre nos sites previamente, confira os preços e faça "print screen" (reprodução da tela) dos preços. Isso é importante para não cair em fraudes de promoções "metade do dobro".

Leonardo Soares/Folhapress
Fique atento para identificar o selo Black Friday Legal nas lojas que concordaram com um manual de boas maneiras
Pesquise o selo Black Friday Legal para saber as lojas que aceitaram o manual de boas maneiras

4 - HORA DA COMPRA

- Desconfie de ofertas espetaculares. No ano passado, o desconto médio dos produtos foi de 25%, segundo medição da Sieve Price Intelligence. O índice máximo encontrado foi 80%.

- Tome cuidado com o frete: na pesquisa antes do evento, veja como é a política de preços de envio do site e a compare depois. Há sites que aumentam demais o valor do frete, o que tira a atratividade do desconto.

Leonardo Soares/Folhapress
Com descontos médio de 25% nos produtos, o consumidor tem que ficar atento para não ser enganado com
O consumidor tem que ficar atento para não ser enganado com "ofertas espetaculares"

- É importante também saber o valor do frete para calcular o valor final da compra antes de fechar a aquisição. Pode ser melhor comprar logo o produto, em vez de escolher um por um e só depois fechar o pagamento -nesse meio tempo, os itens podem se esgotar no estoque.

- Prefira pagar com cartão de crédito ou com sistemas de pagamento on-line como PayPal, MoIP ou PagSeguro. É mais fácil conseguir o dinheiro de volta por esses meios, cancelando a compra: você pode solicitar diretamente à administradora do cartão o estorno do valor pago.

- Verifique se há mesmo anúncio de desconto para o produto que você está escolhendo. Muitas lojas podem querer faturar vendendo acessórios ou outros itens com valores acima da média.

5 - ARREPENDIMENTO

- Você tem o direito de se arrepender da compra ou da contratação do serviço em até sete dias após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato. A loja precisa deixar clara essa opção e o canal para manifestar o arrependimento.

Avener Prado/Folhapress
Arrependimento: o cliente terá sete dias para devolver a mercadoria ou rescindir o contrato de serviço
Arrependimento: o cliente terá sete dias para devolver a mercadoria ou rescindir o contrato de serviço

- Se encontrar problemas, uma das opções é entrar em contato com o Procon. Em São Paulo, o órgão diz que fará a intermediação em tempo real, por meio do perfil do Twitter @proconspoficial e do Facebook.


Endereço da página:

Links no texto: