Folha de S. Paulo


Gorila de zoológico de BH comemorará Dia das Mães com novo bebê

Alexandre Rezende/Folhapress
A gorila Imbi com bebê cujo nome será escolhido pelo público
A gorila Imbi com bebê cujo nome será escolhido pelo público

O Dia das Mães será mais completo no zoológico de Belo Horizonte com a chegada do segundo filhote de Imbi, a mais nova mamãe gorila do local. O bebê nasceu na segunda-feira (8).

O nascimento foi considerado uma importante contribuição para a conservação dos gorilas, criticamente ameaçados de extinção devido à caça comercial e à destruição do seu habitat natural.

Bebê gorila

A equipe do zoológico não conseguiu ainda ver qual é o sexo do bebê, que vive no colo da mãe. O nome do gorila será escolhido por votação do público, como ocorreu com os dois outros filhotes nascidos no zoológico em 2014.

Na América do Sul, há gorilas somente em Belo Horizonte. O bebê é o terceiro da espécie gorila da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) a nascer em um zoológico sul-americano.

Valéria do Socorro Pereira, bióloga do zoológico há quase 30 anos, relata a dificuldade para criar gorilas em cativeiro. "É um trabalho de muitos anos para alcançar credibilidade e condições para receber gorilas no zoológico. Além de espaço e alimentação adequados, é preciso que haja uma aceitação entre os membros do grupo", diz.

O zoológico de BH foi o lar do gorila Idi Amin de 1975 a 2012, quando ele morreu. Um ano antes, Imbi foi trazida do Reino Unido na tentativa de formar uma família.

A chegada do bebê é como na espécie humana: a gestação demora cerca de nove meses, o bebê chora, a mãe o balança para ninar e é preciso tranquilidade e silêncio. Por isso, no sábado (13), dia de sua estreia ao público, o espaço dos gorilas estará cercado –e assim permanecerá ao menos até o segundo semestre.

Primatas

Os visitantes poderão ver a família por meio de um túnel de vidro, que permite proximidade sem que o barulho incomode.

Segundo Pereira, os outros quatro gorilas do local já perceberam o filhote e o receberam bem, sem rejeição ou ciumeira.

O zoológico está fechado durante os dias de semana desde o fim de abril. Abre somente sábados e domingos devido à falta de funcionários. Um contrato de terceirização chegou ao fim e uma nova licitação está sendo finalizada.

FAMÍLIA

Pereira afirma que os gorilas são pacíficos e parecidos com os humanos também nos sentimentos. A outra fêmea do local, Lou Lou, teve um aborto espontâneo em fevereiro e demorou a aceitar a perda do feto.

Lou Lou chegou ao zoológico vinda do Reino Unido em 2013, mesmo ano em que Leon, o macho pai dos filhotes, foi trazido da Espanha.

O empréstimo dos animais ocorreu após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA, em inglês) e a obtenção de licenças do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Ministério da Agricultura.

Em agosto de 2014, Lou Lou deu à luz a Sawidi. Em setembro daquele ano, Imbi teve seu primeiro filhote, Jahari. Próximos de completarem três anos, os filhotes estão em uma fase "brincalhona", diz Pereira.

A bióloga explica que o desenvolvimento é parecido com o dos seres-humanos: após alguns meses, o bebê começa a comer frutas, além de leite. Também deixa o colo e passa a se agarrar nas costas da mãe.


Endereço da página:

Links no texto: