Folha de S. Paulo


Nova equipe chinesa chega à Antártida para construir estação

A construção da nova base brasileira na Antártida começa para valer neste sábado (17). Com a chegada do navio Yong Sheng na quinta-feira (15), completou-se a equipe chinesa que trabalhará nas fundações da edificação.

O cargueiro, que partira de Xangai 42 dias antes, fundeou na enseada Martel por volta das 18h. Às 21h25 chegou à praia da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) o primeiro bote de borracha com trabalhadores da estatal chinesa Ceiec, contratada por US$ 99,6 milhões para a obra.

A enseada fica na ilha do Rei George, na ponta da península Antártica. É a parte do continente austral mais próxima da América do Sul, e também a que mais se aquece com a mudança climática.

O sol ainda estava alto no céu de verão subantártico, às 22h50, quando as três "lingadas" -ou levas- de bote terminariam.

A nova EACF substituirá a estação que pegou fogo em 2012. Hoje, a base opera com módulos emergenciais que vão abrigar até 40 empregados da Ceiec, o grupo base de 15 militares da Marinha do Brasil e 8 fiscais ambientais que controlarão a obra.

Antes de 10 de março, quando se encerra o período de verão em que é possível realizar obras, a Ceiec precisa completar as fundações do prédio. A própria estação só será erguida no próximo verão antártico, de novembro de 2017 a março de 2018.

Na sexta-feira (16), o desafio da equipe chinesa era desembarcar os guindastes para deslocar as partes da antiga e da atual estação que ainda estão no terreno da nova.

Os chineses solicitaram aos militares brasileiros 800 litros da cota de 100 mil litros de combustível que o Brasil tem de fornecer-lhes.

O contrato firmado com a Ceiec prevê ainda o alojamento de 40 trabalhadores na EACF. Outras duas dezenas ficarão no navio Yong Sheng ou no alojamento que os chineses planejam instalar até terça-feira (20).

Os jornalistas Marcelo Leite e Lalo de Almeida viajaram de Punta Arenas até a Antártida a convite da Marinha do Brasil


Endereço da página:

Links no texto: