Folha de S. Paulo


Peixe se adapta à vida em águas altamente poluídas

Andrew Whitehead/Folhapress
_Fundulus heteroclitus_
Fundulus heteroclitus

A espécie Fundulus heteroclitus, pertencente a um grande grupo de peixes conhecido como "killifish" (muito apreciados por aquaristas), possui uma anormal e intrigante capacidade de adaptação à poluição, relata um novo estudo publicado na revista "Science".

O bichinho vive nas águas do Atlântico Norte e muitas vezes habita zonas onde há despejo de rejeitos industriais ricos em toxinas. Um dos segredos para perseverar no hostil ambiente, de acordo com os cientistas americanos autores da pesquisa, é a grande variabilidade genética da espécie.

Por exemplo, indivíduos de uma população do bicho podem ter uma facilidade em neutralizar as toxinas, ou simplesmente não deixar que elas consigam interromper processos bioquímicos vitais.

Essa diversidade pode ter surgido bem antes de haver poluição no habitat dos F. heteroclitus ou de mutações novas que, de repente, favoreçam a sobrevivência. Em ambos os casos, populações com grande números de indivíduos, como é o caso dos peixinhos, contam a favor.

O exemplo dos F. heteroclitus mostra que a evolução não precisa de uma escala de tempo gigantesca para se mostrar presente e eficaz.


Endereço da página: