Folha de S. Paulo


Acordo de Paris entra em vigor a três dias da COP22

Vincent Kessler-4.out.2016/Reuters
A ministra francesa do Meio Ambiente e presidente da COP21 Ségolène Royal (esq.), o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, durante assinatura do acordo
A ministra francesa do Meio Ambiente e presidente da COP21 Ségolène Royal (esq.), secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, durante assinatura do acordo

O Acordo de Paris (leia íntegra do acordo ) sobre o Clima, negociado e assinado durante a COP 21, no ano passado, na capital francesa, entra oficialmente em vigor nesta sexta-feira (4). 

O acordo é o primeiro a engajar 195 países com o objetivo de manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2°C em relação à era pré-industrial, para limitar os impactos das mudanças climáticas. O documento estabelece também direções para que todos os países fortaleçam a resiliência local aos impactos inevitáveis destas mudanças.

A decisão entra simbolicamente em funcionamento hoje, a apenas três dias da abertura da Conferência das Partes sobre o Clima, a COP 22, no Marrocos, que acontecerá entre 7 e 18 de novembro.

Em um comunicado, a presidência francesa disse que a data ficará marcada como "um dia histórico para o planeta". "Os engajamentos assinados em dezembro de 2015 em Paris são, a partir de hoje, irreversíveis", segundo o documento.

Já o presidente da COP 22, Salaheddine Mezouar declarou que esta sexta será lembrada como o dia em que o mundo inteiro colocou o fim a uma catástrofe climática que parecia inevitável.

O presidente da COP22 lembrou ainda, através de um comunicado oficial, que os governos também concordaram, durante o acordo de Paris, em tornar acessíveis as tecnologias adequadas, fornecendo o apoio financeiro necessário aos países em desenvolvimento para construir o seu próprio futuro, de maneira limpa e sustentável.

Estimativas da ONU mostram que a realização de um desenvolvimento sustentável exigirá entre 5 e 7 trilhões de dólares por ano, para financiar a transição para uma economia global resistente de baixa emissão de carbono.

Para celebrar a entrada em vigor do acordo nesta sexta, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e as margens do Rio Sena em Paris serão iluminados de verde.

Em Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reunirá representantes da sociedade civil para um debate na sede da ONU sobre os compromissos estabelecidos no acordo. O evento será transmitido ao vivo pela TV ONU das 12h às 12h45 (horário de Brasília), e de 10h às 10h45, no horário de Nova Iorque.

Acordo de Paris


Endereço da página:

Links no texto: