Folha de S. Paulo


Professor de zoologia da USP lança livro com todos os papagaios do Brasil

Poucos grupos de aves são tão facilmente reconhecidos por leigos quanto os papagaios. O bico curto com uma maxila que se articula ao crânio feito uma dobradiça, a cabeça grande que se encerra num pescoço miúdo, o corpo forte e atarracado, as penas em cores vivas e frequentemente misturadas.

Como se não bastasse, essas aves imitam a fala humana como nenhum outro animal, uma habilidade que requer excelente memória, boa audição e uma inteligência acima da média.

O Brasil é o país com a maior variedade de papagaios do mundo. São cerca de noventa espécies, muitas delas exclusivas, e várias delas observáveis até mesmo em ambientes insalubres das grandes metrópoles.

Terra papagalli [terra dos papagaios] foi um dos nomes que os portugueses cogitaram para o Brasil por conta não apenas da grande quantidade de aves que observaram por aqui, mas porque ficaram impressionados com as araras-vermelhas que os índios criavam, aves robustas e chamativas que foram incluídas nos primeiros relatos sobre o país.

Papagaios serviram ainda como prova material e como fonte histórica. Quando a expedição de Pedro Álvares Cabral retornou à Europa para anunciar a descoberta do Brasil, foram levadas várias provas de que o lugar realmente existia e era como os conquistadores o descreviam ao rei. Entre as provas, estavam papagaios.

Já os índios tinham papagaios tão inseridos no cotidiano das aldeias que algumas tribos extintas só tiveram seus vocábulos conhecidos pelos antropólogos por conta das aves que criavam.

"Terra Papagalli" é também o nome de um livro recém-lançado que traz um inventário de todas as noventa espécies de papagaio existentes no país, com ilustrações e informações sobre cada uma delas e um mapa com sua área de distribuição.

Os desenhos foram feitos pelo artista mineiro Eduardo Parentoni Brettas, tido como o melhor pintor naturalista do país, e que costuma desenhar espécies recém-descobertas por pesquisadores locais. Já os textos de apoio são de Luís Fábio Silveira, professor da USP curador da seção de aves do Museu de Zoologia da universidade.

"As aves que aparecem no livro não são um retrato genérico de uma ave daquela espécie, mas sim um retrato fiel do exemplar que temos empalhado no museu", conta Silveira. O Museu de Zoologia da USP tem 87 das 90 espécies de papagaio do Brasil. Somente as três espécies restante foram desenhadas a partir de fotos.

Voltado tanto para ornitólogos quanto para curiosos, o livro dá "um panorama de como está a preservação de cada espécie, sensibilizando o público a ter mais interesse em preservá-las", afirma Silveira.

TERRA PAPAGALLI
Editora Marte (375 págs.)
PREÇO R$ 280


Endereço da página:

Links no texto: