Folha de S. Paulo


Estudo aponta falsos apelos ambientais em produtos brasileiros

Amigo do meio ambiente, biodegradável, sustentável. Oito em cada dez produtos "verdes" encontrados no varejo apresentam declarações vagas, sem informações concretas sobre o benefício ambiental anunciado. É o que mostra a pesquisa Greenwashing no Brasil: Um Estudo sobre os Apelos Ambientais nos Rótulos dos Produtos, realizada pelo instituto de pesquisas Market Analysis.

O "greenwashing", expressão que significa "maquiagem verde", ocorre quando o marketing exalta os atributos ambientais de um item, sem que isso ocorra de fato.

A pesquisa, em sua segunda edição, analisa produtos que trazem certificações ou apelos de sustentabilidade nas embalagens e mostra que o apelo verde tem crescido no Brasil. Entre 2010 e 2014, a quantidade de produtos "amigos do meio ambiente" cresceu 478%, saltando de 408 mercadorias para 2.358.

"O problema é que apenas 15% dos selos estampados nos produtos possuem alguma certificação ou endosso de terceira parte confirmando benefícios ambientais. A grande maioria é autodeclaratória, criada pelas próprias empresas com objetivos de marketing", diz Fabián Echegaray, coordenador do estudo.


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