Folha de S. Paulo


População de carnívoros de grande porte cresce na Europa

Malene Thyssen
Urso marrom (Ursus arctos arctos), cuja população, assim como de outros grandes mamíferos carnívoros volta a crescer na Europa. Foto: Malene Thyssen ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Urso marrom, cuja população, assim como de outros grandes carnívoros, volta a crescer na Europa

Carnívoros como ursos pardos e lobos estão começando a aumentar seus números na Europa mesmo sem uma grande intervenção humana, o que sugere que os animais são mais eficientes em se adaptar às novas condições de vida do que se imaginava.

"Esta é uma história inesperada de sucesso de conservação", diz Guillaume Chapron, cientista da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas e principal autor da pesquisa, que foi publicada na revista científica "Science".

"Estes animais são grandes e assustadores, e eles comem carne. Você não esperaria que eles ainda estivessem presentes em um continente com rodovias, cidades e centenas de milhões de pessoas."

Cerca de um terço do continente abriga pelo menos uma grande espécie de carnívoro. Os ursos pardos são encontrados em 22 países, linces eurasiáticos em 23, e lobos em 28. Na maioria dos casos, as populações desses animais estão estáveis ou aumentando, de acordo com a pesquisa de Chapron e outros 75 colaboradores.

Ao contrário dos Estados Unidos e da África, a Europa não tem grandes reservas onde os grandes animais são separados dos humanos.
Desde os anos 1970, no entanto, alguns acordos forneceram proteção legal para os grandes carnívoros e os europeus continuaram a migrar para os grandes centros urbanos, deixando mais espaço para os animais selvagens.

A Europa não é o único local que tem grande número de carnívoros coexistindo com os humanos. Ursos pretos e leões da montanha são abundantes em regiões povoadas dos EUA, embora a atividade humana seja uma ameaça a essas espécies.


Endereço da página: