Folha de S. Paulo


Nova espécie de peixe é descoberta em poças temporárias no RS

Uma nova espécie de peixe que vive em poças temporárias, formadas anualmente, foi descoberta no município de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul.

O novo peixe, batizado de Austrolebias bagual, não chega a 5 cm, e tem coloração entre marrom claro e escuro, com listras cinzas. Às vezes a porção do corpo mais próxima a cabeça é dourada. As fêmeas da espécie têm cores menos chamativas.

O peixe, que vive em poças que se formam apenas por um período no ano, se desenvolve e se reproduz rapidamente, depositando seus ovos, que, na ausência de água, sofrem uma pausa no desenvolvimento, voltando a se desenvolver na cheia seguinte.

Matheus Volcan
Espécime macho do peixe _Austrolebias bagual_, uma especie anual de peixe recém descoberta no Rio Grande do Sul e já ameaçada de extinção; o peixe mede 4 cm. Crédito: Matheus Volcan
Macho do peixe Austrolebias bagual, recém-descoberta no Rio Grande do Sul e já ameaçada de extinção

O novo peixe, segundo os pesquisadores, tem uma densidade populacional de 0,18 por m² e está "criticamente ameaçado" . A demarcação de uma área de conservação, que englobasse a região de empoçamento dos rios, poderia ajudar na preservação da espécie.

A descoberta foi descrita por pesquisadores do Instituto Pró-Pampa, de Pelotas no Rio Grande do Sul. O trabalho, financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi publicado na revista especializada em ictiologia (estudo dos peixes) "Aqua".


Endereço da página: