Folha de S. Paulo


Maior reserva marinha do mundo é criada no Pacífico pelos EUA

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta (25), a criação da maior reserva marinha no Pacífico, onde a pesca comercial e de exploração de recursos estão fora de controle.

O Monumento Nacional Marinho das Ilhas Remotas do Pacífico teve sua área expandida em mais de 5 vezes, de 225 mil km2 para mais de 1,2 milhão de km2. A região localiza-se a oeste do Havaí e a nordeste da Austrália.

O ex-presidente George W. Bush havia declarado a área como santuário nacional em 2009, e o decreto de Obama ampliará a região.

"Estamos falando de uma área do oceano que é quase duas vezes o tamanho do Texas, e deve ser protegida por tempo indeterminado contra a pesca comercial e outras extrações de recursos, como a mineração no fundo do mar", disse o secretário de Estado John Kerry.

"Esta é a avó de todas as áreas marinhas protegidas do mundo", disse Jackie Savitz, vice-presidente da Oceana, associação protetora dos oceanos

O objetivo da medida é proteger a topografia submarina, que fornece o habitat para espécies que sofrem com o excesso de caça, como atum, tartaruga marinha, arraia e tubarão. Livre da ameaça do homem, as espécies poderão se reproduzir.

Além de proteger a área, habitada por recifes de coral ameaçados de extinção e cujas águas têm alto grau de acidificação, a medida poderá ser uma referência para futuros estudos de mudança climática global.


Endereço da página: