Folha de S. Paulo


"Amigos me diziam que eu estava louco", diz dono de reserva particular

Em 1991, quando comprou um sítio em Mairiporã (SP), o luthier Eugenio Follmann costumava frequentar o escritório regional do Ibama. Construtor de instrumentos musicais, ele recorria ao órgão para se informar sobre compra de madeira certificada, não oriunda de desmatamento. Foi lá que viu pela primeira vez o cartaz de uma campanha para a pessoas "tombarem" suas propriedades privadas.

"Assim que eu pude, dei entrada com o pedido de criação de uma reserva aqui", conta. "Amigos diziam que eu estava louco."

Joel Silva/Folhapress
Eugenio e Kirsten Follman, em sua propiedade em Mairiporã
Eugenio e Kirsten Follman, em sua propiedade em Mairiporã

A decisão rápida de Follmann, imigrante húngaro que deixara seu país durante a Segunda Guerra Mundial, fez com que se tornasse o primeiro proprietário de uma RPPN em São Paulo. Hoje, o órgão federal que homologa as reservas, o Instituto Chico Mendes, lista no Estado a criação de outras 41.

Follmann diz que não passou pela cabeça a possibilidade de sua propriedade se desvalorizar e de que ele perderia dinheiro caso tivesse de vendê-la.

"Não temos necessidades financeiras prementes, então posso me dar ao luxo de pensar que não vou ter de vender o sítio", diz. "Eu considero a propriedade uma coisa ilusória. Nunca fiz nada para merecer este terreno aqui. Eu tive o dinheiro para comprar, claro, mas isso é uma coisa circunstancial."

Hoje, ele mora com sua mulher, Kirsten, em uma casa modesta que construiu na propriedade. O sítio é também seu local de trabalho. Só permanecendo no local, diz, é possível protegê-lo também. Na porta de seu ateliê fica permanentemente encostado um abafador de fogo.

"Há vândalos de plantão que botam fogo no mato só para se divertir", diz. O pior período é o de seca, de junho a agosto, quando chamas se alastram rápido. Ele e a mulher, de 82 anos, apagavam incêndios sozinhos até o ano passado, quando ela fraturou a perna. "Agora tem de ficar um pouco de molho."


Endereço da página: