Folha de S. Paulo


Consumo consciente pode marcar virada no setor de serviços

Os novos negócios que surgem em decorrência da demanda por produtos ligados ao consumo consciente podem representar a nova guinada do setor de serviços no país. Essa é a avaliação de especialistas no tema participantes da transmissão ao vivo da "TV Folha" nesta segunda-feira (18). A mesa foi composta por Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu, de consumo consciente, e por José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

Para os especialistas, os novos negócios passariam por uma mudança de foco em temas como mobilidade e alimentos, priorizando itens cujas cadeias de produção fossem marcadas por preocupações com impacto ambiental e social. E os brasileiros estão mais conscientes, como mostra pesquisa do SPC Brasil divulgada nesta segunda.

Enquanto isso não se concretiza, é possível adotar algumas práticas de consumo consciente no dia a dia. Em relação ao consumo de alimentos, por exemplo, Mattar sugere alguns passos para reduzir o desperdício desses artigos, que chega a um terço nos lares brasileiros. Entre essas práticas está congelar porções individuais dos alimentos, comprar frutas da estação e reaproveitar sobras.


Endereço da página: