Folha de S. Paulo


Polo olímpico, Barra ganha campanha para se tornar destino turístico do Rio

Paulo Campos-15.jan.2015/Folhapress
Movimentação de banhistas na praia da Barra da Tijuca no verão de 2015
Movimentação de banhistas na praia da Barra da Tijuca no verão de 2015

Bairro que concentrará grande parte das instalações e competições dos Jogos Olímpicos de 2016, a Barra da Tijuca ganhou uma campanha que pretende transformá-la em um novo polo turístico do Rio de Janeiro.

O projeto é uma iniciativa da prefeitura, da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira) e do Rio Convention & Visitors Bureau para aproveitar a exposição internacional que a Barra terá durante os Jogos e dar uso permanente aos 15 mil quartos de hotel que o bairro ganhará para o evento, inclusive de redes luxuosas como Hilton, Hyatt e Trump.

A campanha entre operadores de turismo tem como objetivo promover a Barra como um polo que, além de belas atrações naturais e uma importante infraestrutura turística, conta agora com as mais modernas estruturas esportivas da América Latina, incluindo o primeiro campo de golfe olímpico do mundo, além da Vila Olímpica e do Parque Olímpico.

O entorno do bairro, hoje com 300 mil habitantes –duas vezes a população de dez anos atrás–, oferece uma grande variedade de opções de diversão, gastronomia, cultura e comércio, além de dezenas de quilômetros de praias, lagoas e mangues, tudo isso emoldurado entre as duas maiores reservas florestais urbanas do mundo.

A Barra, que até há 50 anos era uma região praticamente desabitada, também conta com o maior centro de convenções da América Latina, uma agitada vida noturna, boates famosas, 18 casas de espetáculos e 18 shopping centers.

Se antes era uma região isolada, com praticamente duas únicas vias de acesso, a Barra hoje é totalmente conectada ao resto da cidade, com três sistemas de vias exclusivas para ônibus, uma das quais a liga de forma expressa ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, e uma linha de metrô em construção.

O principal incentivador do frustrado plebiscito de 1988 para transformar o bairro em município independente, Roberto Medina, proprietário da marca Rock in Rio, colocou a Barra no mapa mundial ao torná-la sede de um dos maiores festivais mundiais de música.

"A Barra tem as condições de se transformar em um novo destino turístico dentro de um grande destino como o Rio", declarou à agência Efe o presidente da ABIH no Rio de Janeiro e do Rio Convention & Visitors Bureau, Alfredo Lopes.

De acordo com ele, para manter um "fluxo equilibrado e ininterrupto de boas taxas de ocupação", é preciso promover mundialmente as atrações do bairro e lançar "uma guia, um mapa e um logotipo específico da Barra que reforce sua identidade".

Outra estratégia é transformar a Barra em epicentro de grandes eventos corporativos, algo já garantido em 2015, pois o bairro foi escolhido para mais de 50 congressos e feiras que atraíram 800 mil participantes e receita de US$ 1 milhão.

"A Barra tem condições de concorrer com São Paulo como o maior destino de convenções do Brasil", disse Raul Melo, sócio da primeira agência que começou a oferecer aos turistas hospedados no bairro, além dos tradicionais passeios pelo Rio, tours específicos na Barra da Tijuca.

Segundo Melo, o turista típico que fica dois dias na Barra para um convenção e outros dois para visitar o Pão de Açúcar, o Corcovado e o Maracanã, agora pode estender sua viagem por mais dois para fazer passeios dentro do bairro.

Outra operadora que aposta no potencial de Barra é a Ecobalsas, que oferece passeios de barco na lagoa de Marapendi nos quais é possível ver os mangues da região e sua rica fauna, que inclui animais como jacarés e inúmeras aves.

Rafael Andrade-18.jun.09/Folhapress
Imagem da lagoa Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro
Imagem da lagoa Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro

"Começamos a operar há seis meses e já oferecemos 40 voos semanais", disse o porta-voz de outra empresa também disposta a explorar o novo nicho e que aproveita o aeroporto de Jacarepaguá para oferecer voos de helicóptero por atrações como as instalações olímpicas.

Uma dessas atrações é o Museu da Seleção Brasileira, que, com sistemas de última tecnologia, exibe os cerca de 200 troféus conquistados pela equipe verde e amarela, incluindo as cinco Copas do Mundo, assim como uniformes e lembranças dos ídolos do futebol brasileiro.

No Recreio dos Bandeirantes, bairro vizinho, outra importante atração é o museu Casa do Pontal, que fica em um sítio de 5.000 metros quadrados e que, com 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, possui aquela que é considerada a principal coleção de arte popular do país.

A poucos quilômetros, em Barra de Guaratiba, fica o sítio Burle-Marx, com 3.500 diferentes espécies em 365 mil metros quadrados, reúne uma das principais coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo.

Outras atrações do entorno da Barra são o Parque Natural da Prainha, com 166 hectares de uma floresta que vai da praia a espetaculares mirantes, um parque aquático com 42 atrações, haras que oferecem passeios a cavalo, o maior horto de palmeiras do Brasil, duas pistas de patinação no gelo, um circuito de kart e a Cidade das Artes, nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Os visitantes também podem conhecer a sede do alambique Maxicana, onde são produzidos 32 mil litros por mês de cachaça, caipirinha e outras bebidas, que também são exportadas a países como Inglaterra, Austrália e China.


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