Folha de S. Paulo


Ministro defende isenção de vistos de turistas visando Jogos Olímpicos

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou na última quinta-feira (11) que o governo federal está debatendo os detalhes para alterar os requisitos para emissão do visto de turista, visando a realização dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, no próximo ano.

"Gostaríamos de utilizar a Olimpíada como instrumento de divulgação", afirmou Alves, durante visita as obras do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, a intenção da pasta é deixar de solicitar o visto a cidadãos de outros países, de forma bilateral, a partir de julho deste ano, até o fim dos Jogos, que está marcado para o dia 21 de agosto de 2016.

Alves explicou que a medida buscaria, principalmente, aumentar o número de visitantes provenientes dos Estados Unidos, de onde chegam o maior número de turistas para o Brasil. Além disso, serviria como teste para um possível fim do sistema de vistos entre ambos os países.

"As Olimpíadas são uma oportunidade fantástica de abrir o mercado brasileiro para o turismo americano", afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que também participou da visita.

O ministro do Turismo admitiu preocupação com baixo impacto que o setor tem atualmente na economia do país e, por isso, busca aproveitar a notoriedade do evento poliesportivo, que segundo ele, será "o maior do Brasil nos próximos 50 anos".

"Como pode o país só receber 6 milhões de turistas? Temos que fazer com que o mundo inteiro veja a beleza, não só do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil", indagou Henrique Eduardo Alves.


Endereço da página: