Folha de S. Paulo


Praias urbanas têm trechos impróprios para banhistas

As praias urbanas de Fortaleza são uma tentação para quem fica hospedado na capital cearense. Um banho de mar, porém, nem sempre é recomendado. Muitos pontos da orla têm a água contaminada por esgoto.

Fortaleza prepara Festa Junina para os torcedores
Com evento, hotéis em Fortaleza cobram diárias de alta temporada

Uma das mais badaladas, a praia do Futuro normalmente é a que tem menos pontos impróprios e conta com uma boa infraestrutura turística, com grandes barracas de praia.

A praia do bairro Meireles, na av. Beira Mar, também é boa opção, por estar perto da maioria dos hotéis. Lá, porém, é preciso mais cautela para entrar na água.

Já a praia de Iracema, apesar de ser uma das mais belas, costuma ter muitos trechos poluídos.

Em períodos chuvosos, o mar mais suscetível à contaminação. Em junho, porém, chove pouco e faz muito calor no litoral cearense.

Uma boa fonte para saber a condição das praias é o boletim de balneabilidade divulgado toda sexta-feira pela Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) e disponível no site www.semace.ce.gov.br ou em www.twitter.com/semace´.

Na outra ponta da capital, zona oeste, praias como a Vila do Mar têm menos infraestrutura turística e não são recomendadas para um passeio tranquilo à beira-mar, por questões de seguranças.

LITORAL

Saindo de Fortaleza, o turista encontrará as melhores de praias do Ceará. A mais conhecida, Jericoacoara, fica a 300 km da capital, o que pode desanimar aqueles que tem pouco tempo.

O ambiente da praia é rústico, com ruas sem calçamento e pouca urbanização. Um dos atrativos é assistir, do alto de uma duna, o sol se pondo no mar.

Também há bonitas praias mais perto de Fortaleza. Canoa Quebrada (a 170 km) que fica no caminho oposto a Jericoacoara, no litoral leste, é bastante badalada.

Já Cumbuco (a 30 km da capital) é muito procurada por quem pratica kitesurf e windsurf, por causa dos seus fortes ventos.

Pacotes para visitar essas praias podem ser comprados de vendedores na orla da avenida Beira Mar.

A Polícia Militar recomenda que os turistas só contratem agentes credenciados com o poder público.

O Batalhão de Policiamento Turístico pede ainda que turistas não andem pela orla ostentando objetos de valor.

O órgão considera baixo o número de furtos a turistas. Foram 300 registrados nos quatro primeiros meses deste ano em todo o Estado. Em 2011, o Ceará recebeu 2,8 milhões de turistas.


Endereço da página:

Links no texto: