Folha de S. Paulo


SoundCloud lança serviço pago de streaming para competir com Spotify

Richard Vogel/Associated Press
 In this March 22, 2016, photo, Eric Wahlforss, the co-founder and chief technology officer of Soundcloud, poses for a photo during an interview in Los Angeles. Soundcloud is entering paid music streaming, hoping to turn its huge community of cover singers, dubstep remixers and wannabe stars into a bigger source of revenue. Soundcloud will have a staggering 125 million tracks available when the paid tier, Soundcloud Go, launches Tuesday, March 29, about four times that of other paid services. (AP Photo/Richard Vogel) ORG XMIT: LA303
Eric Wahlforss, cofundador do SoundCloud; empresa lançou serviço de streaming por US$ 9,99 por mês

O SoundCloud está lançando sua primeira versão paga para competir com serviços como Spotify e Apple Music.

A start-up, com sede em Berlim, já estabeleceu uma posição influente na cultura musical, mas tem tido dificuldades para ganhar dinheiro com seus 175 milhões de ouvintes.

A opção paga foi lançado nesta terça-feira (29) nos EUA por US$ 9,99 (R$ 36,64) mensais –mesmo valor de outros serviços– e será disponibilizado em outros países ao longo deste ano.

Usuários pagantes terão acesso a recursos exclusivos, como a possibilidade de ouvir faixas off-line e sem anúncios. O serviço pago também inclui catálogos completos das três maiores gravadoras do mundo –Universal, Warner e Sony.

Até aqui, as músicas no SoundCloud não possuíam licença e eram enviadas pelos usuários, muitos dos quais são músicos amadores e DJs. As 125 milhões de faixas enviadas por usuários continuarão disponíveis tanto no serviço gratuito quanto no pago.

Para Eric Wahlforss, cofundador da companhia, a combinação de música "bruta e autêntica" produzida por usuários junto com faixas de gravadoras vai dar uma vantagem ao SoundCloud em relação aos seus rivais.

"Nós temos música que você não consegue encontrar em nenhum outro lugar", afirma Wahlforss. "Agora será possível ouvir música off-line no maior e mais completo serviço de streaming que já existiu."

O SoundCloud, que foi avaliado por investidores em US$ 700 milhões, é um dos mais populares serviços de música gratuita, mas tem sofrido perdas desde sua fundação em 2008.

Ao final de 2014, a empresa tinha uma receita de € 17 milhões e perdeu € 39 milhões.

Segundo o analista de indústria musical da Midia Research, Mark Mulligan, a companhia pode ter dificuldade para transformar seus usuários em clientes pagantes.

"Quando você construiu uma plataforma que gira em torno da gratuidade, começar a mudar é muito difícil", diz.

Por anos, o SoundCloud teve um relacionamento ruim com a indústria por usar músicas sem licença, que, às vezes, infringiam direitos das gravadoras.

A companhia ainda não resolveu o complexo desafio de como compensar as gravadoras pelo conteúdo produzido por usuários como remixes e sets de DJ, que fazem uso de múltiplos direitos autorais.


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