Folha de S. Paulo


Precisando de um novo rumo, Yahoo! recorre ao Google para buscas

Julie Jacobson - 21.abr.15/Associated Press
Presidente-executiva do Yahoo!, Marissa Mayer durante conferência em Las Vegas
Presidente-executiva do Yahoo!, Marissa Mayer, durante conferência em Las Vegas

Após três anos como presidente-executiva do Yahoo!, Marissa Mayer ainda busca um plano para mudar os rumos da companhia.

Nesta terça-feira (20), a companhia divulgou números financeiros decepcionantes do terceiro trimestre e anunciou que vai começar a usar o sistema do Google para exibir alguns de seus resultados de buscas e para publicidade.

Mayer, que já foi executiva do Google, afirmou que sua atual e sua antiga empresa fecharam um acordo nesta semana para a web e dispositivos móveis, segundo o qual o Google vai fornecer os resultados de buscas e os anúncios para algumas pesquisas feitas por usuários do Yahoo!.

O Yahoo! já utilizava o sistema de buscas Bing, da Microsoft, além de sua própria tecnologia, mas agora planeja usar o Google também.

A decisão do Yahoo!, tomada em 2009, de terceirizar as buscas para a Microsoft fez com que as margens de lucro do Yahoo! subissem, mas também fez com que a responsabilidade por inovação e melhora no produto ficasse com a empresa de Bill Gates.

"Nós achamos que fechar um acordo com ambos os mecanismos de buscas melhora muito a competição", afirmou a executiva.

Entretanto, dado que o Google domina o setor de buscas e de publicidade, a parceria deve enfrentar escrutínio antitruste do Departamento de Justiça em relação. Em 2008, o Google e o Yahoo! abandonaram um acordo similar após enfrentarem oposição das autoridades, o que fez com que a companhia recorresse à Microsoft, que naquela época era a terceira colocada nesse mercado.

Danny Sullivan, editor do site Search Engine Land, afirmou que o mercado mudou desde que o acordo Google-Yahoo! foi proposto e que a parceria poderia ser mais palatável agora. "O Yahoo! perdeu toda a participação de mercado que poderia perder, desistiu de sua tecnologia de buscas, e virou esse feudo exterior da Microsoft", diz.

Mas Sullivan afirmou que a parceria com o Google não vai resolver os problemas de longo prazo do Yahoo!. "Quaisquer que forem os números que você olhar, o Yahoo! é o terceiro colocado", afirma. "Como você volta a ser o segundo?"

No terceiro trimestre deste ano, o Yahoo! informou ter obtido receita de US$ 1,23 bilhão, contra US$ 1,15 bilhão no mesmo período do ano o passado. Tanto o faturamento quanto os lucros ficaram abaixo das estimativas de mercado, o que fez com que as ações da companhia caíssem 1,5%.


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