Folha de S. Paulo


PC perde posto de aparelho mais usado por crianças para games

Lee Jae-Won/Reuters
A SundayToz employee demonstrates the company's mobile game
Crianças e adolescentes estão preferindo jogar nos celulares

Os computadores não são mais o principal aparelho usado por crianças e adolescentes para games, constatou uma pesquisa feita pela consultoria NPD Group.

De acordo com o estudo, os computadores perderam espaço para os dispositivos móveis, como tablet e celulares, usados para jogos por 63% dos entrevistados de 2 a 17 anos.

O uso dos computadores para games caiu 22% em relação ao estudo de 2013. Agora, 45% dos entrevistados jogam neles..

"A mudança mais surpreendente no ecossistema dos games em 2015 é que as crianças estão deixando os computadores", afirmou Liam Callahan, analista do NPD Group.

"No passado, o computador era considerado a porta de entrada para os games para a maior parte das crianças, mas os jogos agora estão nos dispositivos móveis."

A pesquisa também encontrou que, quanto mais jovem for a criança, maior a chance de ela preferir um dispositivo móvel. A rejeição aos computadores teve auge entre os entrevistados de 2 a 5 anos.

Os videogames, incluindo tanto os caseiros (como o Playstation) quanto os portáteis (como o Nintendo 3DS), ficaram com a terceira colocação, com 41% dos gamers utilizando-os. Segundo a NPD, apesar de ter havido uma queda na popularidade dos consoles, eles continuam sendo jogados por jovens de 9 a 11 anos.

Ainda de acordo com o estudo, o tempo que as crianças e adolescentes passam jogando nos celulares aumentou com relação ao ano passado, chegando a seis horas semanais.

A pesquisa foi realizada on-line com pessoas de 2 a 17 anos, feita com a presença dos pais.


Endereço da página: