Folha de S. Paulo


Fundador do serviço de música Grooveshark é encontrado morto

Cofundador do Grooveshark, serviço de música por streaming, Josh Greenberg foi encontrado morto neste domingo (19) na cidade de Gainesville, onde morava, no estado americano da Flórida. Ele tinha 28 anos.

A polícia de Gainesville confirmou a morte de Greenberg nesta segunda-feira (20), mas disse não haver sinal de suicídio nem de violência. De acordo com o jornal "The Gainesville Sun", o corpo foi encontrado pela namorada.

Divulgação
Cofundador do Grooveshark, Josh Greenberg, 28, foi encontrado morto em sua casa na Flórida
Cofundador do Grooveshark, Josh Greenberg, 28, foi encontrado morto em sua casa na Flórida

A mãe do americano declarou que o filho não tinha problemas de saúde e estava empolgado com projetos futuros.

Greenberg, ao lado de Andrés Barreto e Sam Tarantino, criou o Grooveshark em 2007, quando era estudante da Universidade da Flórida. A ferramenta rapidamente se tornou um dos serviços de música on-line mais populares do mundo.

Fundador do Grooveshark é encontrado morto

No entanto, no começo deste ano, o Grooveshark foi obrigado a ser retirado do ar como parte do acordo feito com gravadoras que moviam processo contra ele.

Similar ao Youtube, o Grooveshark permitia que usuários enviassem arquivos de áudio que poderiam ser ouvidos pelos demais. Ao contrário do Spotify, ele não pagava royalties pelo uso, o que motivou diversos processos das gravadoras.

Além de ter encerrado o programa no começo do ano, o Grooveshark afirmou que, como parte da decisão, precisou apagar todos os arquivos protegidos e ceder o domínio da página na web, dos aplicativos e sua propriedade intelectual, incluindo as patentes e direitos autorais.


Endereço da página:

Links no texto: