Folha de S. Paulo


Presidente da Nintendo morre aos 55 anos

Itsuo Inouye/Associated Press
Satoru Iwata durante apresentação em 2011
Satoru Iwata durante apresentação em 2011

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, morreu neste sábado (11) aos 55 anos. O executivo, que estava no cargo desde 2002, liderou a companhia no desenvolvimento de produtos de sucesso como os consoles Nintendo DS, um dos mais vendidos da história, e Wii, que popularizou os games com sensores de movimento.

A causa da morte, de acordo com a empresa, foram tumores nos canais biliares –no ano passado, ele havia passado por cirurgias para tratar o problema, o que fez com que ele se ausentasse da feira E3, em Los Angeles, a mais importante do setor.

Em outubro, ele disse que havia se recuperado bem para retomar o trabalho e que se sentia mais sadio, apesar de ter perdido peso.

Iwata começou a carreira como freelance no estúdio HAL, uma subsidiária da Nintendo. Lá, ele trabalhou no desenvolvimento de games como "Balloon Fight" e os das franquias "Kirby" e "Earthbound". Ele se tornou presidente da empresa em 1993.

Sete anos depois, foi para a Nintendo em si e foi escolhido para substituir Hiroshi Yamauchi, que liderava a empresa desde 1949.

O próximo desafio de Iwata seria a esperada entrada da Nintendo no mundo dos games para aparelhos móveis, como celulares –uma exigência dos investidores, que reclamavam do fraco desempenho financeiro de produtos como o videogame portátil 3DS.

Por muito tempo, o executivo se opôs à ideia, mas em maio ele afirmou que a decisão faria com que o lucro operacional da companhia dobrasse no ano que vem.


Endereço da página:

Links no texto: