Folha de S. Paulo


Microsoft acerta parceria com Lenovo e Tencent para suporte ao XP na China

A Microsoft entrou em uma parceria com a Lenovo e a Tencent Holdings para oferecer serviços de segurança de software para usuários do Windows XP na China, depois que a companhia de tecnologia norte-americana parou de atualizar o sistema operacional.

O XP tem cerca de 200 milhões de usuários na China, ou 70% do mercado, segundo a "Zhongguancun Online", citada pela agência de notícias estatal Xinhua. Uma atualização pode ser cara pois computadores que usam o sistema XP podem não ser poderosos o suficiente para as novas versões do Windows.

Para continuar o suporte ao sistema, a Microsoft entrou em uma parceria com a Lenovo, a Tencent e várias outras companhias chinesas de computação para oferecer serviços como proteção de informações, reparos pós-vírus e atualizações aos novos Windows 7 ou 8.

"Para usuários domésticos que continuam a usar o Windows XP antes de atualizar para um novo sistema operacional, transformamos em uma prioridade o oferecimento de proteções de segurança", disse a Microsoft em um e-mail à Reuters.

A Tencent, em um comunicado à Reuters, disse que fornecerá suporte permanente ao XP gratuitamente, e que montou duas linhas de atendimento 24 horas. A Lenovo não quis comentar o fato.

Henny Ray/AFP
Bill Gates segura uma cópia do Windows XP durante seu lançamento em Nova York, em 2001
Bill Gates segura uma cópia do Windows XP durante seu lançamento em Nova York, em 2001

Endereço da página: