Folha de S. Paulo


Sistema Firefox OS evita que celular seja espionado, diz Mozilla

Javier Lizon/Efe

O futuro do comunicação nos dispositivos móveis deve ser aberto para a segurança dos usuários. Essa foi a proposta defendida pelo VP da Mobile Mozilla, Andreas Gal, no começo da tarde desta quarta-feira (29) na Campus Party 2014.

Falando sobre vigilância e os recentes escândalos envolvendo a NSA, Gal disse que um sistema operacional aberto funcionando em smartphones, como o Firefox OS, pode ser a solução para bloquear códigos que capturam informações dos usuários sem consentimento.

"Todo o código do nosso sistema operacional está disponível para download. O usuário pode baixar e comparar com o sistema que está no seu telefone, buscando por qualquer programa malicioso que possa ter sido inserido sem seu consentimento."

Para ele, espionar as pessoas é mais difícil quando todos podem ter acesso ao código fonte do produto. Com isso, o VP da Mozilla fez críticas ao posicionamento adotado pela Apple e pelo Google em seus smartphones.

"O Google diz que o Android é aberto, mas ele não é. Ele é disponível, mas aberto é quando qualquer um pode participar e construir o código e não quando apenas uma empresa pode interferir no sistema."

O fato de os aplicativos disponíveis para iOS e Android precisarem passar pela seleção das lojas de apps foi apresentado como limitador. Para o Firefox OS, a ideia da empresa é que os desenvolvedores não precisem pedir autorização para criar e disponibilizar seus aplicativos. O sistema e seus apps são baseados em HTML5 e com isso distribuídos através da web e não de lojas.

O Firefox OS também pretende se focar em desenvolvedores locais e aplicativos também com foco na localização do usuário, para que ele possa ter acesso a informações próximas.

O uso da linguagem aberta do HTML5 permite a criação de smartphones com sistemas mais leves e também aparelhos mais baratos, segundo Gal. Ele destacou o Brasil e outros mercados emergentes como foco de atuação do Firefox OS. A empresa deve licenciar mais aparelhos para operarem em seu sistema em 2014.


Endereço da página:

Links no texto: