Folha de S. Paulo


Lucro da Samsung tem queda de 6% com o aquecimento de competição em celulares

O lucro trimestral da Samsung caiu pela primeira vez em dois anos com o desaceleramento das vendas de smartphones e tablets nos países desenvolvidos.

A companhia sul-coreana divulgou nesta terça-feira uma estimativa de lucro operacional de US$ 7,8 bilhões (cerca de RS 18,5 bi) no último trimestre de 2013, o que representa uma queda de 6% na comparação com o mesmo período de 2012. O resultado foi menor do que o previsto por analistas, mas representou uma queda de 18% em comparação ao terceiro trimestre de 2013.

O lucro operacional da Samsung vinha crescendo a cada trimestre desde 2011. A companhia deve divulgar ainda neste mês o lucro líquido do quarto trimestre de 2013.

Analistas dizem que a queda na Samsung ocorreu em função de menor lucro das empresas que fornecem telas e chips para seus produtos. Com isso, os custos de comercialização do Galaxy e Galaxy Gear ficaram mais elevados.

A competição mais acirrada com o mercado chinês também pode ter afetado a companhia sul-coreana. A Apple pretende começar a vender iPhones no mercado chinês a partir da próxima semana por meio da companhia China Mobile Ltd., maior operadora de telefonia móvel do mundo.

A Samsung era responsável por 21% do mercado de smartphones na China no terceiro trimestre de 2013, enquanto a Apple respondia por 6%, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys.


Endereço da página: