Folha de S. Paulo


Valve anuncia aparelhos com Steam para levar games do PC à televisão

A Valve, dona da plataforma de distribuição de conteúdo digital Steam e produtora de games como "Half Life" e "Counter Strike", anunciou nesta quarta-feira (25) que deve lançar no ano que vem um conjunto de hardwares voltados para games, chamado Steam Machines.

Com esses aparelhos, que rodarão o SteamOS (sistema operacional da Valve baseado no Linux), será possível transmitir em tempo real, para sua TV na sala de estar, jogos, músicas seriados e filmes disponíveis no Steam do seu computador pessoal.

Conforme escrito no site da Valve, as máquinas Steam serão personalizáveis: terão especificações, preços e níveis de desempenho diferentes.

Reprodução
Imagem conceitual do conjunto de hardwares da Valve, chamado Steam Machines
Imagem conceitual do conjunto de hardwares da Valve, chamado Steam Machines

"No mundo do entretenimento não existe tamanho único. Queremos deixar em suas mãos a escolha do hardware que faça mais sentido para você", escreveu a empresa. "Por isso, estamos trabalhando com diversos parceiros para trazer uma variedade de máquinas Steam em 2014, todas equipadas com o SteamOS."

Além disso, os dispositivos poderão ser modificados por usuários que desejarem rodar outro sistema operacional, alterar o hardware, instalar softwares ou, quem sabe, transformá-los em robôs.

O hardware da Valve ainda não tem especificações definidas e só chegará às lojas em 2014, mas a companhia está selecionando 300 usuários do Steam para testar um protótipo da máquina ainda neste ano.

Para se candidatar, os interessados precisam completar cinco tarefas, como fazer dez amigos no Steam e criar um perfil público na Comunidade Steam (veja todas elas aqui ).

Em anúncio oficial, a empresa prometeu revelar mais detalhes sobre o SteamOS e as máquinas Steam em breve. A Valve fará ainda um terceiro anúncio nesta semana, na sexta-feira, às 14h.


Endereço da página:

Links no texto: