Folha de S. Paulo


Antes exclusivo para tablets e smartphones, Flipboard ganha versão para navegadores

O Flipboard, popular agregador de conteúdo até então exclusivo para tablets e smartphones, levou nesta terça-feira (23) parte de seus recursos para navegadores e até mesmo internautas não cadastrados no serviço.

A partir de hoje, as revistas digitais curadas por usuários do Flipboard podem ser visualizadas no Chrome, no Firefox, no Safari e no Internet Explorer (versão 9 ou superior), sem a necessidade de uma conta no aplicativo.

Para acessá-las, basta clicar num link do serviço, compartilhado por e-mail ou nas redes sociais, por exemplo. O Flipboard oferece algumas sugestões de revistas caso você não saiba por onde começar: flipboard.com/community.

Reprodução
Capa de revista digital do Flipboard visualizada num navegador; ferramenta de criação do app chegou à web nesta terça
Capa de revista digital do Flipboard visualizada num navegador; ferramenta de criação do app chegou à web nesta terça

Em vez de ser direcionado para o aplicativo móvel, o internauta agora é levado para uma página dinâmica da web, em que pode compartilhar as publicações de que mais gosta.

Há também um menu lateral que exibe recomendações divididas em categorias variadas, como "A vida em duas rodas", "Vintage e retrô" e "Tecnologia & digital" --há revistas em 14 idiomas, incluindo o português.

Os usuários do Flipboard podem ainda adicionar a suas revistas o conteúdo selecionado por outros usuários. Quem não tiver conta no serviço, deve criá-la através do aplicativo móvel, para iOS ou Android.

CURADORIA

Desde que lançou a opção de os usuários reunirem conteúdo em revistas personalizadas em sua última grande atualização, em março, o serviço ganhou 25 milhões de novos membros.

A popularidade de sua ferramenta de criação provavelmente tenha sido um fator decisivo para trazê-la primeiro aos navegadores. Mas, segundo disse ao Mashable o executivo-chefe do Flipboard Mike McCue, o restante da experiência do aplicativo deve ser expandido para a web ainda neste ano ou no início de 2014.


Endereço da página:

Links no texto: