Folha de S. Paulo


Google pode lançar serviço de canais pagos no YouTube nesta semana

O Google está próximo de revelar um serviço de assinatura à la carte em alguns dos canais de vídeo especiais para financiar uma maior quantidade de conteúdo e adicionar uma segunda fonte de faturamento ao líder de marketing digital com vídeo.

O projeto, que vem sendo tocado há meses, poderia ser anunciado em momento tão breve quanto nesta semana. O modelo será implementado em até 50 canais do YouTube, dizem pessoas familiares com o plano. Espectadores poderão inscrever-se nos canais por US$ 1,99 ou mais.

Reprodução
Imagem do canal parceiro do YouTube
Imagem do canal parceiro do YouTube "The Onion", que pode adotar modelo de assinatura paga

O serviço de assinatura permitirá que os operadores dos canais produzam conteúdo diferente, como programas de TV e filmes, disse uma pessoa familiar com o projeto.

A receita oriunda de anúncios no YouTube e em outros sites de vídeo vem crescendo, mas continua uma fração dos orçamentos de TV. O valor total gasto em publicidade em vídeo digital saltará de US$ 2,9 bilhões para US$ 4,1 bilhões neste ano, estima a firma eMarketer, mas representará 2,4% do gasto total em propagandas.

O YouTube é dono da maior fatia dessa receita. O pesquisador Brian Wieser, da Pivotal Research, estima que o faturamento originado em publicidade do site crescerá de US$ 1,3 bilhão em 2012 para US$ 2 bilhões neste ano, e a Bernstein Research disse na sexta (3) que esse valor pode chegar a US$ 15 bilhões nos próximos anos, equiparando-se à receita das redes CBS e Viacom.

O YouTube disse ao "Financial Times" que não tinha "nada para anunciar" em relação a assinatura de canais, mas que "buscava criar uma plataforma de assinatura que poderia trazer ainda mais conteúdo ao YouTube para o desfrute dos usuários e prover os autores com outro veículo para gerar receita com seu conteúdo, indo além do modelo de aluguel, baseado em propagandas."

Entre os canais que são parceiros do YouTube, estão Howcast, World Wrestling Entertainment, The Onion e Machinima --uma rede para gamers. Não está claro quais dos canais participarão do novo modelo.

Os novos canais ajudaram a levar a audiência total do YouTube a 1 bilhão de usuários, que assistem a 6 bilhões de horas de vídeo a cada mês. Todas as cem maiores marcas listadas pela publicação Ad Age anunciam ou já anunciaram no site.

"Estamos vendo uma miríade de marcas aumentando seu gasto com mídia", disse Robert Kyncl, chefe de parcerias em conteúdo do YouTube.


Endereço da página:

Links no texto: