Folha de S. Paulo


TV digital estará em 45% dos domicílios na América Latina neste ano, diz pesquisa

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela consultoria britânica Digital TV Research aponta que a penetração da TV digital na América Latina vai saltar de um terço dos domicílios, em 2012, para cerca de 45% dos lares da região neste ano. Até 2018, a companhia prevê um índice de adoção de 84%.

O estudo cobriu 19 países da América Latina. De acordo com o levantamento, o Brasil será um dos destaques nessa fase de expansão da TV digital. A projeção é que o país adicione uma base de 43 milhões de domicílios com televisão digital até 2018. Outros destaques foram o México e a Argentina.

"Grande parte desse crescimento está sendo impulsionado pela TV via satélite (DTH, na sigla em inglês), especialmente por meio de pacotes de baixo custo e pré-pagos", afirmou Simon Murray, analista da Digital TV Research.

Eduardo Knapp - 31.mar.03/Folhapress
Neste registro de dez anos de idade, bebê toca televisor antigo; TV digital deve estar em 84% das casas latino-americanas até 2018
Nesta foto de dez anos de idade, bebê toca televisor antigo; TV digital deve estar em 84% das casas latino-americanas até 2018

Murray ressaltou que as operadoras de TV a cabo têm sido lentas em reagir aos benefícios da TV digital. "No entanto, essa atitude está mudando, com a previsão de que 14 milhões de assinantes de TV a cabo digital serão adicionados na região entre 2012 e 2018", disse.

Em outra frente, a consultoria prevê que os o número de assinantes de serviços tradicionais a cabo cairá nove milhões no período, índice que não será transferido automaticamente para os serviços de TV a cabo digital. Já para os serviços de TV pela internet, a projeção é de um salto de 1 milhão de assinantes em 2012 para cerca de seis milhões em 2018.


Endereço da página: