Folha de S. Paulo


Imprensa europeia destaca indicação de Dilma à reeleição

Sites de notícias europeus dão destaque à convenção do PT ocorrida no último sábado (21), em Brasília. No evento, 800 delegados do partido oficializaram a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, no dia 5 de outubro.

O diário espanhol "El País" afirma que Dilma quer dar "mais futuro" ao Brasil. O apoio incondicional do ex-presidente Lula a Dilma, durante a convenção, impressiona a revista francesa "Le Point".

"El País" afirma que Dilma disputará um segundo mandato com a promessa de seguir transformando o Brasil e consciente de que se encontra diante da reeleição "mais difícil de todas", como ela mesmo disse.

O jornal espanhol comenta que a presidente deixou a cordialidade de lado em seu discurso e logo atacou os críticos de seu governo, "chegando a afirmar que não foi eleita para vender o patrimônio público nem para mendigar dinheiro para o FMI".

O jornal português "O Público" assinala que a presidente brasileira enfrenta há vários meses uma erosão progressiva da sua popularidade, mas mantém-se ainda como favorita nas pesquisas, com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa CNI/Ibope publicada na última quinta-feira (19).

"Os seus principais adversários serão o senador Aécio Neves (PSDB), com 21% de intenções de voto, seguido do ex-governador de PE Eduardo Campos (PSB), com 10% de intenções de voto", acrescenta o diário português.

"MÁ NOTÍCIA"

"O Público" destaca que a votação do PT aconteceu "depois dos delegados terem recebido, com surpresa, uma má notícia". "O PTB, aliado do PT na primeira eleição de Dilma, decidiu não apoiar a sua reeleição, relata o diário. Em nota, assinada pelo presidente nacional do PTB, Benito Gama, o partido anunciou que integrará a aliança de apoio a Aécio Neves.

O site da revista francesa "Le Point" escreve que "em plena Copa do Mundo, a oficialização da candidatura de Dilma à reeleição ganhou ares de revanche contra as manifestações anti-Copa". A maneira como os participantes da convenção aclamaram Lula chamou a atenção da publicação.

"Le Point" publica o depoimento da militante petista Nadia Araujo, 47. "Muitos queriam ver Lula no lugar de Dilma na próxima eleição, mas cada coisa tem seu tempo", afirma a militante. "Como o próprio Lula disse, o importante é reelegermos Dilma", concluiu.

O jornal de esquerda "Libération" nota que o descontentamento dos eleitores com o governo e a classe política continua importante. "Mas os brasileiros estão atualmente envolvidos com a Copa do Mundo, que eles sonham conquistar pela sexta vez", diz o texto.

As reivindicações por melhorias sociais foram temporariamente adiadas. "Os protestos à margem da Copa reúnem um número pequeno de militantes de extrema-esquerda e anarquistas", constata "Libération".


Endereço da página:

Links no texto: