Folha de S. Paulo


Rei espanhol Juan Carlos deixa trono para filho Felipe

O atual rei da Espanha Juan Carlos I assina nesta quarta-feira (18), sua abdicação ao trono, deixando assim, oficialmente, de ser o monarca espanhol, após 37 anos no cargo. Na quinta-feira, o príncipe herdeiro assume a coroa como Felipe 6º

O atual monarca sanciona nesta tarde, em ato no Palácio Real, a lei orgânica que decreta sua abdicação, aprovada nesta semana por maioria no Parlamento espanhol.

Na quinta-feira pela manhã, no Congresso dos Deputados, será a vez de o príncipe Felipe ser proclamado o novo monarca da Espanha, diante dos parlamentares do país.

As duas solenidades efetivam a mudança, depois de quatro décadas, no trono espanhol. Uma decisão tomada pelo rei nos últimos meses, diante de limitações físicas que Juan Carlos vinha apresentando nos últimos anos e, principalmente, sua queda de popularidade, desgastada com escândalos contínuos, como sua viagem para caçar elefantes na África enquanto a Espanha atravessava sua pior crise.

Em dezembro, a monarquia espanhola teve a pior cotação entre os espanhóis, segundo pesquisa do Instituto de Estatística nacional e, pela primeira vez, mais da metade dos cidadãos disseram ser contra a monarquia no país.

E, por isso, nesta quarta-feira e na quinta-feira, haverá dezenas de manifestações por um referendo no país sobre a instauração da República na Espanha, uma ideia que começa a ganhar apoio de grupos políticos.


Endereço da página: