Folha de S. Paulo


Francês ganha 72 milhões de euros na loteria e doa 50 para associações

Um francês ganhou 72 milhões de euros na loteria e doou 50 milhões para associações.

Quando foi retirar o prêmio na empresa Française des Jeux, a estatal francesa que controla as loterias, o apostador informou que ficaria com 22 milhões de euros (66 milhões de reais) e doaria os 50 milhões restantes (150 milhões de reais) a dez instituições de caridade que ele valoriza pela dedicação a pessoas menos favorecidas.

O novo milionário pediu anonimato à Française des Jeux, mas sua decisão veio a público.

A empresa declarou ao Aujourd'hui en France que o apostador "esperou até o último dia que tinha de prazo para receber o prêmio".

"Ele pensou cuidadosamente no que queria fazer. É um homem com uma fibra solidária, determinado e discreto", declarou a Française des Jeux.

Ele não quis que sua identidade fosse revelada para as associações.

Será um doador anônimo, mas afirma que pretende acompanhar a forma como as entidades vão gastar o dinheiro.

Esse gesto de generosidade em período de crise provocou uma onda de admiração entre os franceses.

A descoberta deste homem altruísta e preocupado com o próximo contrasta com o escândalo financeiro no maior partido de oposição francês, a UMP, do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Esta semana, na imprensa, só se falou do escândalo Bygmalion, em que milhares de euros desapareceram do caixa do partido UMP para uma empresa de comunicação que organizava os comícios de Sarkozy na campanha presidencial de 2012.

Os militantes do partido se sentiram traídos pelos dirigentes depois de saber pelos jornais que a UMP maquiou sua contabilidade com notas fiscais falsificadas.


Endereço da página: