Folha de S. Paulo


Erramos: Vídeo com políticos no aeroporto do Recife é de novembro

O vídeo que registra insultos a deputados de diversos partidos, pró e anti-impeachment, no aeroporto de Recife não foi registrado nesta quarta-feira (23), como informado anteriormente pela Folha, mas em novembro do ano passado.

No filme, ao menos três deputados e um senador são hostilizados por dezenas de pessoas aos gritos de filho da puta e ladrão. O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) diz que a hostilidade foi patrocinada por simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro, que visitou o Recife no ano passado.

A assessoria de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) nega que o deputado tenha sofrido qualquer ato hostil nesta quarta.

O vídeo com o protesto voltou a circular nesta quinta-feira (24) entre diversos parlamentares.

Leia a seguir o texto publicado originalmente:

Dezenas de manifestantes hostilizaram aos gritos de "ladrão" e "filho da puta" políticos pró e anti-impeachment que desembarcaram na noite desta quarta-feira (23) no aeroporto do Recife. Vídeos feitos no ato passaram a circular nesta quinta (24) entre deputados federais.

Ao final dos insultos, parte do grupo que protestava passou a gritar: "Ah, é Bolsonaro", numa referência ao controverso deputado do Rio de Janeiro.

Políticos pernambucanos de diversos partidos e posições desembarcaram em Recife ao mesmo tempo.

No filme que registrou o protesto, é possível identificar os deputados Adalberto Cavalcanti (PTB-PE), Silvio Costa (PTdoB-PE) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Também é possível identificar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

Os primeiros a desembarcar são apenas vaiados. Os xingamentos começam quando Silvio Costa aparece. Ele é um dos principais defensores da presidente Dilma Rousseff no Congresso e, com frequência, condena as articulações pelo impeachment.

Jarbas Vasconcelos aparece em seguida e, no vídeo a que a Folha teve acesso, chega a ser cumprimentado por um eleitor, mas depois acaba hostilizado também.

Ao contrário de Costa, Jarbas é um defensor do impeachment. Ele ainda é reconhecido como um dos políticos mais respeitados de seu partido.


Endereço da página:

Links no texto: