Folha de S. Paulo


Dilma vota em Porto Alegre e se diz animada para pleito

Candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff votou na manhã deste domingo (5) na Escola Estadual Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre.

Dilma chegou ao local da votação às 8h42 acompanhada do governador do Estado, Tarso Genro (PT), que vota na mesma seção. Antes de cumprirem o dever cívico, os dois tomaram café da manhã juntos no Hotel San Raphael.

Reprodução/Twitter/ptbrasil
Dilma Rousseff sai de hotel em Porto Alegre para ir ao local de votação neste domingo (5)
Dilma Rousseff sai de hotel em Porto Alegre para ir ao local de votação neste domingo (5)

Ao chegar à escola, Dilma foi cumprimentada por cerca de 20 pessoas que a esperavam. Ela tirou fotos e abraçou alguns eleitores.
Questionada se estava animada com o pleito, ela respondeu: "tô".

Ao entrar na sessão, um eleitor recomendou: "não esquece que é 13, presidenta". Dilma sorriu. A candidata ficou cerca de cinco minutos no local.

Neste sábado (4), Dilma realizou seu último ato de campanha no primeiro turno na tarde deste sábado na capital gaúcha. Dilma volta para Brasília ainda na manhã deste domingo. Ela acompanhará a apuração dos votos no Palácio da Alvorada.

A candidata dará uma coletiva de imprensa na capital federal assim que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concluir a apuração dos votos.

A previsão é de que Dilma dispute o segundo turno com um de seus principais adversários: Aécio Neves (PSDB) ou Marina Silva (PSB). De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, Dilma tem 44% das intenções de votos enquanto Marina e Aécio estão empatados tecnicamente considerando a margem de erro.

Aécio registrou uma reação em relação a Marina. Ele atingiu 24% das intenções de voto, enquanto a pessebista marcou 22%. Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

No teste de segundo turno, Dilma vence tanto Aécio quanto Marina. Contra o tucano, a vantagem de Dilma é de seis pontos (53% a 47% dos votos válidos). Contra Marina, a vantagem é de dez pontos (55% a 45%).


Endereço da página:

Links no texto: