Folha de S. Paulo


Em último ato de campanha, Dilma faz caminhada em Porto Alegre

Candidata à reeleição pelo PT, a presidente Dilma Rousseff realizou seu último ato de campanha antes do primeiro turno em uma caminhada em Porto Alegre (RS) na tarde deste sábado (4).

Em meia hora, Dilma percorreu uma rua de 350 metros em um tradicional reduto petista, no bairro Cidade Baixa. Cercada por militantes petistas, ela distribuiu abraços e mandou beijos para quem conseguia se aproximar do carro que a conduzia.

Durante o ato, Dilma recebeu e usou um chapéu de bruxa e uma coroa de papel, ambos confeccionados com adesivos da campanha petista e distribuídos por integrantes da UJS (União da Juventude Socialista).

Em uma caminhonete, Dilma foi acompanhada pelo governador do Estado e candidato à reeleição Tarso Genro e o candidato petista ao Senado, Olívio Dutra. A vice-governadora Abigail Pereira também acompanhou o trio. Tarso e Olívio foram tão ovacionados quanto Dilma durante a caminhada.

Ao passar por uma área com alguns bares, no entanto, a candidata foi vaiada. A atitude gerou um embate entre militantes petistas e consumidores dos bares, que chamavam Dilma de "ladra". Em revide, os petistas os chamaram de "coxinhas". Ambos fizeram gestos obscenos uns para os outros. Uma moradora também xingou a candidata da janela de seu apartamento.

Com problema na voz, Dilma não fez nenhum pronunciamento. Durante a manhã, ela participou de uma caminhada em Belo Horizonte (MG), onde disse não temer um segundo turno.

"Eu não temo o segundo turno, não. Eleição é para ter todas as possibilidades de participação democrática. Se o eleitor decidir que terá segundo turno, eu terei imensa alegria desse processo participativo", afirmou a presidente pela manhã.

Dilma é favorita no cenário para o primeiro turno. De acordo com a última pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, Dilma tem 44% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) ultrapassou Marina Silva (PSB) na disputa pela vaga no segundo turno contra a petista. Aécio registrou 26% da intenções de voto e Marina, 24%.

Aécio e Marina estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos. Mas ele chega ao dia da eleição numericamente à frente da rival pela primeira vez e, mais importante, em trajetória de ascensão -o oposto do que ocorre com sua rival.

Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada um. Os outros cinco candidatos inscritos somam 1%. Há 4% do eleitorado que planeja votar nulo ou em branco. E outros 5% que não sabem em quem votar.

Neste domingo (5), Dilma votará em Porto Alegre no início da manhã. Antes, ela tomará café da manhã com Tarso Genro em um hotel da cidade. Ela deve dar uma entrevista coletiva no local antes de seguir para a votação, na Escola Estadual Santos Dumont. Ela volta para Brasília no meio da manhã.

O ministro da Educação, Henrique Paim, e candidatos a deputado federal e estadual também acompanharam a caminhada.


Endereço da página:

Links no texto: