Folha de S. Paulo


Estradas apresentam trânsito tranquilo para SP na volta do feriado

As principais estradas que ligam o interior e o litoral a São Paulo têm movimento tranquilo na manhã desta segunda-feira (23), com poucos pontos de lentidão.

Por volta das 8h, a via Dutra, principal ligação entre Rio e São Paulo, registrava 8 km de lentidão na pista marginal de acesso à cidade.

A rodovia Castello Branco, apresentava tráfego lento por 2 km na pista expressa na região de Barueri, e a Anchieta, entre os km 13 e 10 no sentido São Paulo.

Na cidade, a CET registrava 37 km de lentidão dos 868 km de vias monitoradas. Por causa da partida entre Holanda e Chile, às 13h, no Itaquerão, a Radial Leste, junto ao túnel da avenida Águia de Haia, já foi bloqueada.

Assim, todos os veículos que seguem no sentido bairro serão desviados para o túnel Águia de Haia. O túnel opera em sentido único até o cruzamento com a av. dos Campanellas. As restrições podem ser verificadas no site da CET.

As principais interdições no trânsito acontecerão no entorno do estádio, onde ocorrerão 26 bloqueios operacionais ainda pela manhã. Haverá ainda pontos de verificação, ou seja, vias bloqueadas ao tráfego comum que só poderão ser utilizadas como acesso ao estádio para veículos credenciados especialmente para o evento.

Os motoristas devem ficar atentos pois a prefeitura ampliou o horário do rodízio e de algumas das faixas exclusivas para ônibus. As medidas foram tomadas também para tentar evitar a repetição do caos no trânsito que aconteceu no último jogo do Brasil. Nesta segunda, às 17h, a seleção enfrenta Camarões, em Brasília.

Nesta segunda, carros com placas 1 e 2 não poderão circular no centro expandido das 7h às 20h. A multa para o infrator é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Em vias da zona leste que dão acesso ao estádio –como a Radial Leste e a avenida Celso Garcia–, as faixas exclusivas de ônibus funcionarão entre as 6h e as 20h.

A medida valerá também para a avenida Paulista, onde está programado um protesto contra a Copa do Mundo, às 15h. A concentração será na praça do Ciclista.

O Metrô e a CPTM aumentarão o número de trens em circulação às 6h, para facilitar a ida ao Itaquerão.

A região da Vila Madalena (zona oeste), que tem recebido grande concentração de turistas, também terá operação especial. Segundo a prefeitura, fiscais se outras regionais serão deslocados para reforçar operação contra o comércio ilegal e no Psiu (Programa de Silêncio Urbana). Já as equipes de varrição terão reforço de outras regionais para iniciar o serviço mais cedo.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: