Folha de S. Paulo


Em pesquisa Vox Populi, Dilma tem 40%, Aécio 21% e Campos 8%

Em nova rodada de pesquisa do instituto Vox Populil, a presidente Dilma Rousseff (PT) se manteve estável na liderança da corrida presidencial com 40% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves (PSDB) com 21% e Eduardo Campos (PSB), com 8%.

A pesquisa, encomendada pela revista CartaCapital, apontou crescimento da candidatura de Aécio Neves em 5 pontos porcentuais, na pesquisa feita em abril, o tucano tinha 16%. Dilma segue estável na liderança com os mesmos 40%, assim como Eduardo Campos, que não variou, permanecendo com 8% das intenções.

O candidato do PSC, pastor Everaldo, tem hoje os mesmos 2% que tinha em abril, e José Maria (PSTU) pontuou pela primeira vez em junho, com 1%.

Os demais candidatos apresentados, Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB) e Denise Abreu (PTN), não atingiram nem 1% das intenções de voto.

O número de indecisos caiu de 18% para 14% e o número de votos brancos e nulos variou de 15% para 14% entre os dois levantamentos.

Pesquisa Vox Populi/Carta Capital realizada nos dias 30.mai a 1°.jun com 2.200 pessoas em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE: BR-00156/2014

Editoria de Arte/Folhapress

TURNO ÚNICO

Como a pontuação da líder Dilma (40%) é maior do que a soma de todos os demais candidatos (32%) e já descontada a margem de erro, a eleição seria decidida no primeiro turno, com a reeleição da presidente.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral e protocolada sob o número BR-00156/2014, foram entrevistados 2.200 eleitores em 161 municípios nos dias 31 de maio e 1º de junho.

DATAFOLHA

A pesquisa do instituto Datafolha, concluída no último dia 5, apontou para uma tendência de queda da presidente Dilma, que variou de 37% em maio, para 34% em junho. Desde fevereiro, a presidenta já caiu 10 pontos.

Apesar da perda de pontos da líder, os principais adversários não conseguiram tirar proveito da situação. Aécio Neves teve 19% e Eduardo Campos 7%, empatado tecnicamente com o pastor Everaldo, que tem 4%.

A pesquisa Datafolha apontou um cenário de segundo turno, pois a soma da intenção de voto de todos os concorrentes atinge 35%, contra 34% de Dilma.

O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre os dias 3 e 5 de junho em 207 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Essa pesquisa foi encomendada pela Folha e feita pela Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o nº BR-00144/2014.


Endereço da página:

Links no texto: