Folha de S. Paulo


Toffoli manda soltar ex-secretário acusado de desvio de dinheiro em MT

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli determinou nesta quinta-feira (29) a soltura do ex-secretário de Estado de Mato Grosso Éder de Moraes Dias, um dos presos da Operação Ararath, da Polícia Federal.

O ministro determinou que o ex-secretário entregue o passaporte ao Supremo, que permaneça em casa no período noturno e não mantenha contato com outros acusados de envolvimento no caso.

A operação Ararath investiga crimes de lavagem de dinheiro, fraudes financeiras e possível desvio de recursos públicos. Suspeita-se que empresas da família de Cláudio Mendonça, que é irmão do empresário Gércio Mendonça Jr., tenham operado um grande banco clandestino abastecido por empréstimos privados e dinheiro púbico desviado.

As suspeitas envolvem membros de todos os Poderes do Estado e o próprio governador Silval Barbosa (PMDB), alvo de busca e apreensão em sua casa na semana passada e que chegou a ser detido por posse ilegal de arma.

Essa é a segunda ordem de Toffoli para libertar presos da operação. Na sexta-feira, ele revogou a prisão do deputado estadual José Riva (PSD).


Endereço da página:

Links no texto: