Folha de S. Paulo


PT indica nomes para CPI mista da Petrobras

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), anunciou nesta quinta-feira (22) os nomes do partido para integrar a CPI mista da Petrobras, que deverá ter início na semana que vem. O partido foi o último a fazer as indicações na Casa.

Como a relatoria dos trabalhos cabe ao PT, devido à proporcionalidade das bancadas, o relator deverá ser o ex-presidente da Casa, deputado Marco Maia (RS). Com ele, integrará a comissão o deputado Sibá Machado (AC). Como suplentes, Vicentinho indicou Afonso Florence (BA) e Iriny Lopes (ES).

O prazo para os partidos indicarem acabou na terça-feira (20), por isso os nomes apresentados hoje terão de ser oficializados pelo presidente do Congresso e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele tem até a próxima semana para indicar os integrantes que ainda não foram nomeados pelos partidos no Senado - PT, PMDB, PDT e PP.

Na última sessão do Congresso, Renan informou que a primeira reunião da CPI deverá acontecer na próxima quarta-feira (28). A oposição reclamou da demora para começar as investigações. Para os parlamentares, o governo usou todas as estratégias regimentais para jogar o início da CPI mista para o mais próximo possível da abertura da Copa do Mundo.

Uma CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras já está em funcionamento. Com a presença de apenas três senadores da oposição, a CPI ouviu nesta quarta os esclarecimentos do ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró. Ele afirmou que não existe um responsável pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

"Não considero Dilma responsável porque as decisões são colegiadas e geralmente são aprovadas por unanimidade", afirmou. "A compra de Pasadena [...] é responsabilidade de todos nós. Foi um acerto coletivo", disse. Ele afirmou ainda que a refinaria é motivo de "orgulho" entre os colegas da estatal.


Endereço da página:

Links no texto: