Folha de S. Paulo


Aldo Rebelo diz que festa do futebol vai abafar os protestos

Joao Paulo Engelbrecht/Prefeitura do Rio de Janeiro
Ao lado de Paes, o ministro Aldo Rebelo participa de reunião sobre plano operacional da Copa do Mundo no Rio
Ao lado de Paes, o ministro Aldo Rebelo participa de reunião sobre plano operacional da Copa no Rio

A empolgação em torno da Copa do Mundo começa a prevalecer sobre os protestos nas ruas do Brasil. Esta é a percepção do ministro Aldo Rebelo (Esporte) após a série de manifestações realizada na quinta-feira (15) em várias cidades do país.

"Como previa que iria acontecer, há uma inclinação à redução do impacto e do tamanho dessas manifestações. Acho que pessoas, mesmo tendo suas reivindicações, vão se voltando mais para o momento de festa que é a Copa", disse Aldo.

Na avaliação do ministro, as causas sociais ficam em segundo plano diante da paixão pelo futebol neste período que antecede a Copa do Mundo.

"Num momento como este, as pessoas têm uma grande expectativa de receber esse evento, os principais artistas, os principais ídolos, e não priorizar as manifestações por mais legítimas que elas sejam", afirmou Aldo, que citou a recente mobilização dos torcedores do Estado do Amapá para ver a troféu do Mundial da Fifa.

"Na capital Macapá, pelo menos 20 mil pessoas estavam concentradas para receber e apreciar o troféu que vai ser disputado aqui no Rio de Janeiro no jogo final".

Na manhã desta sexta-feira (16), Aldo participou de uma reunião no Palácio da Cidade, sede oficial do governo municipal do Rio, com o prefeito Eduardo Paes e o chefe do COL (Comitê Organizador Local da Copa), Ricardo Trade.

Também presente na reunião, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, informou que, até o momento, mais de 500 mil ingressos foram vendidos a torcedores estrangeiros.

Ele disse que o Rio será o destino mais procurado entre as 12 cidades-sede do Mundial. "Um terço do total de turistas estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa vão assistir a partidas no Maracanã", revelou Fernandes.


Endereço da página: