Folha de S. Paulo


Dilma contra-ataca Aécio em MG com propaganda e viagem

No momento em que pesquisa Datafolha aponta crescimento de Aécio Neves (PSDB) na corrida ao Planalto, com maiores chances de a disputa presidencial ir ao segundo turno, o governo federal voltou a contra-atacar em Minas, terra natal do senador mineiro.

Nesta semana estão sendo exibidas novas propagandas regionais do governo anunciando os programas, as obras concluídas e futuras. Além disso, a presidente Dilma Rousseff voltará a Minas na segunda-feira (12) para autorizar o início de novas obras.

Coincidência ou não, as propagandas regionais do governo federal voltaram na mesma semana em que acontecem as propagandas partidárias do PSDB mineiro, estreladas também por Aécio e com críticas diretas à presidente.

Em Minas, o pacote de obras listadas pelo governo na propaganda regional inclui a duplicação do trecho norte da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares (leste do Estado).

A duplicação da chamada rodovia da morte é uma das obras federais mais reclamadas por Aécio nos últimos anos.

Na próxima segunda, Dilma irá a Ipatinga, no Vale do Aço, para assinar a ordem de serviço de 7 dos 11 trechos da rodovia.

TUCANO CRITICA

O presidente do PSDB de Minas, deputado federal Marcus Pestana, disse que o governo federal "certamente sabia" que nesta semana seriam exibidas as propagandas partidárias dos tucanos mineiros, já que são informações públicas da Justiça Eleitoral.

"Isso reafirma uma tendência que está se acelerando, de uso abusivo da máquina. É um completo desequilíbrio. O único espaço que o Aécio e o Eduardo [Campos, pré-candidato do PSB] têm são as propagandas partidárias semestrais. Isso só vai se equilibrar minimamente em agosto, com a propaganda eleitoral", disse Pestana.

O presidente do PT-MG, deputado federal Odair Cunha, rebate e diz que Dilma vem a Minas "porque é presidente da República e porque o governo tem o que mostrar e o que entregar".

'Isso não passa de chiadeira do PSDB", afirmou.

Sobre as propagandas, ele disse que 'o governo de Minas gasta muito mais com marketing, um gasto infinitamente superior".

Propagandas do governo mineiro também estão sendo veiculadas desde o começo do ano, quando ainda era governador Antonio Anastasia (PSDB). Em abril, ele renunciou e assumiu o cargo o aliado Alberto Pinto Coelho (PP), que mantém no ar as propagandas estaduais.


Endereço da página:

Links no texto: