Folha de S. Paulo


Na terra de Aécio, Campos diz que fez mais do que Minas na educação

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, provocou o seu concorrente da oposição Aécio Neves (PSDB-MG) na visita que faz nesta segunda-feira (5) a Minas, terra natal do tucano. Ele disse que seu Estado natal investiu mais do que Minas no ensino integral.

A educação tem sido um dos pontos mais destacados nas propagandas dos governos no PSDB em Minas –iniciados com Aécio (2003-2010) e depois com Antonio Anastasia, que deixou o cargo há um mês para coordenar o programa eleitoral do tucano ao Planalto e disputar o Senado.

Campos disputará com Aécio espaço na oposição para tentar chegar ao segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff.

"Nós temos mais alunos em tempo integral em Pernambuco do que os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro juntos. Nós temos que levar isso para o Brasil inteiro", disse o pré-candidato do PSB em entrevista ao vivo na rádio Itatiaia, seu primeiro compromisso do dia em território mineiro.

Campos já disse, em outras ocasiões, que Pernambuco tem "a maior rede de ensino integral do Brasil", com cerca de 85 mil alunos em 300 unidades. No entanto, apenas 125 escolas são, de fato, integrais, de acordo com a Secretaria de Educação. As outras 175 unidades são semi-integrais, com aulas o dia inteiro apenas três vezes por semana. No início do segundo governo, Campos havia prometido chegar a 165 escolas integrais até o final deste ano.

O pernambucano foi a Minas para receber títulos de cidadão honorário nas Câmaras Municipais de Belo Horizonte e Contagem articulados por aliados. Ele também irá à cidade de Nova Lima, igualmente localizado na região metropolitana de BH, para participar de uma palestra para empresários promovida pela revista "Viver Brasil".

ALIANÇA EM MINAS

Mesmo demarcando diferenças na disputa ao Planalto, Campos, que é o presidente nacional do PSB, sinalizou que o seu partido deverá apoiar o pré-candidato do PSDB ao governo de Minas, ex-ministro Pimenta da Veiga, apesar dos militantes da Rede aliados de Marina Silva, sua companheira de chapa à Presidência, defenderem o nome do ambientalista Apolo Heringer.

Campos disse ter tido encontro na noite de domingo (4) com os militantes da Rede em Minas e que disse a eles que todos terão espaço internamente para defender suas postulações. Campos, contudo, disse que já foi avisado pelo deputado federal Júlio Delgado, presidente do PSB-MG, que a maioria do partido defende a continuidade da aliança com o PSDB.

Nos bastidores do PSB e do PSDB é dito sempre que Aécio e Campos fizeram um acordo para que o partido de um apoie o do outro nos seus respectivos Estados. Assim, em Pernambuco o PSDB apoiará um nome do PSB ao governo estadual.


Endereço da página: